terça-feira, 31 de agosto de 2010

Desvendando o site Girolando - Parte 1 - A criação

Olá meus estimados girolandistas

Espero que esteja tudo bem com todos. O assunto da postagem de hoje é sobre o site da Associação Girolando, em específico a seção de Controle Leiteiro recém criada para o site. Há algum tempo alguns criadores me cobravam a falta de atualizações na devida seção. E confesso que na época desconhecia a existência da mesma, já que não me repassaram esta coordenada quando assumi a responsabilidade pela área administrativa do setor.
Pode soar fajuto relatar isto, porém a lição desta postagem é sobre aprender com os erros e sempre ter iniciativa para corrigir tais, mesmo que nem sempre você seja o responsável direto por eles. Após esta cobrança por parte dos criadores foi feita uma averiguação completa da presença do controle leiteiro dentro do site. Quem acessa há algum tempo deve se lembrar que na época só existiam as seguintes opções: e-mail para contato e o relatório de lactações encerradas (desatualizado). Confesso que foi um espanto constatar isto, no entanto também foi uma oportunidade para mudar e evoluir o trabalho do controle leiteiro, e para melhor. Pois agora era minha a responsabilidade em administrar o setor.
Feita a averiguação era o momento de repensar alguns conceitos, traçar novas estratégias e criativamente elaborar as ideias a serem implantadas. Foi um trabalho simples, no entanto também teve sua dose de dificuldade, já que era necessário elaborar um projeto completo demonstrando as falhas, o que poderia mudar, quais informações eram mais vitais de se expor, as inovações e objetivos de todo este projeto. Além claro de todos os textos (de minha autoria) que deveríam ser inseridos no site.
Com o projeto pronto, era o momento de leva-lo à apreciação da superintendência e com louvor (e também com as devidas correções) o mesmo foi aprovado. Após algumas semanas a seção estava criada e operante. Hoje, por meio deste projeto, é que temos este blog informativo, o twitter para mensagens rápidas e o MSN, famigerado em alguns ambientes de trabalho, porém profissionalmente utilizado por mim para os criadores terem mais comodidade e economia ao entrar em contato com SCL.
Como dito no início, esta postagem era para demonstrar o tanto que podemos aprender com o erro, mesmo que não seja diretamente seu (neste caso era inerente ao setor). E que geralmente temos a decisão entre se omitir ou inovar. Mas esta postagem também se torna um relato histórico, demonstrando como era o SCL antes e como ele está hoje, julgo importante se conhecer isto, pois confirma o que venho dizendo há algum tempo, que a nossa equipe sempre está disposta a prestar todo o auxílio necessário para os criadores inscritos no controle leiteiro. Para que tais criadores possam ter todo o respaldo e soluções suficientes. Para encerrar quero deixar registrado meus agradecimentos a todos que tornaram possível este projeto. Primeiramente aos criadores de Girolando que me alertaram sobre esta falha; à Mirelly Dias, Leandro Carvalho e Celso Menezes, pois sem eles não existiríam condições para estas ideias eclodirem; e também à equipe que presta apoio ao nosso site, Seinet, por brilhantemente tornar real aquilo que desenhei nos papéis. No mais convido você a conhecer este projeto e também a participar, opiniar, enfim... fazer parte desta grande família que é o Controle Leiteiro!

Abraços girolandistas

P.S.: Este assunto está divido em partes, na próxima adentraremos em assuntos técnicos dentro deste projeto!

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Otimização do arquivo físico

Olá meus estimados girolandistas

Espero que esteja tudo bem com todos. A postagem de hoje é também especial, não tratará de dúvidas ou erros comuns sobre o controle leiteiro. Há algum tempo é anunciado no twitter uma mudança dentro do SCL envolvendo as cores. E hoje é dia de postar esta mudança.
As primeiras fotos abaixo mostram como outrora era a organização de nosso arquivo físico. Como é notável, há uma certa desordem das janelinhas de cada pasta e também algumas se mostram muito cheias. Apesar da ordem ser alfabética, fica evidente como às vezes as pastas podem se misturar, e também que o layout destes arquivos não está agradável aos olhos.
Uma dos aprendizados dentro dos cursos de administração evidencia que a qualidade de um trabalho começa com a vassoura, ou seja, a qualidade de uma atividade pode ser medida pelo nível de organização e higiene que as pessoas do setor possuem.
Sempre demonstrei alguma inquietação com o SCL, e isto se traduz em sempre buscar novas e melhores maneiras de melhorar o setor, buscar inovações. Num certo dia afirmei gostar de planejamento adminsitrativo e algumas pessoas estranham isto.
Mas na verdade o que quero dizer com esta postagem de hoje é que a equipe do controle leiteiro sempre procurará trabalhar de maneira eficiente, buscando ferramentas e ações que de maneira ousada possam alavancar o setor e otimizar nosso trabalho. Esta ideia conjunta (criada por mim e pela minha fiel colaboradora Mirelly) é uma das pequenas ações que já foram implantadas e nos permite ter maior controle de informações, além de organização suficiente para agilizar as respostas que os criadores sempre pedem.
Quero que esta postagem se torne um exemplo a ser seguido por todos aqueles que aspiram melhor organização e eficiência dentro do ambiente de trabalho. Que possamos sair da sombra da ignorância e do comodismo para mudar, evoluir e para melhor, sempre.

Abraços girolandistas

Estas fotos acima demonstram como era a organização de nosso arquivo físico.

Estas são as folhas coloridas utilizadas na troca das janelinhas





E agora como ficou depois da mudança. Espero que tenham apreciado!

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

31 de agosto, prazo final para atualizar as pesagens em atraso

Olá meus estimados girolandistas

Espero que esteja tudo bem com todos. O tema da postagem de hoje é um pouco diferente, pois não se abordará dúvidas e erros comuns no controle leiteiro. Todo ano é enviado uma carta para os criadores participantes do SCL que não estão em dia com as pesagens, considerando um determinado período (neste caso, que não informa pesagens desde o ano de 2009).
Quem algum dia já ficou em atraso com o controle leiteiro já conhece o procedimento, é enviada esta carta informando uma data limite para atualizar os controles, e retornar ao controle leiteiro aproveitando as pesagens não informadas. Desta vez não foi diferente e o prazo máximo para enviar esta material é dia 31 de agosto deste ano de 2010.
Portanto caso alguém esteja em atraso com o controle leiteiro, não perca esta oportunidade, pois o prazo está se esgotando. Após esta data limite todas as lactações em aberto, deste criador em atraso, serão encerradas e o mesmo será retirado do quadro de criadores ativos do SCL.
O motivo desta ocorrência se dá porque precisa-se saber quais criadores verdadeiramente participam do controle leiteiro para nortearmos algumas mudanças e inovações para o setor. E também porque um banco de dados mais consistente é o ideal para averiguarmos melhor as estatísticas de nosso trabalho.
Caso o criador queira voltar a informar pesagens, após sua retirada do quadro de criadores ativos, será necessário começar com novos animais, pois não se aproveitará material algum referente às antigas lactações. Solicita-se que esta mensagem seja repassada adiante e que cada criador comente com outro para divulgarmos este fato. Porque não somente se perde informações com isto, mas também todo um trabalho árduo que os criadores realizam para melhorar os próprios negócios. Conto com vocês!

Abraços girolandistas