segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O poder dos 5s no Serviço de Controle Leiteiro

Olá girolandistas

Espero que esteja tudo bem com vocês. Pós workshop e há muito a se fazer. Algumas pessas têm me ligado perguntando como foi a avaliação dos candidatos a controladores oficiais. Em breve traremos o resultado para vocês, mais algumas mudanças que vão ocorrer ainda este ano.
O tema da postagem de hoje é bem administrativo e revela como ocorre a aplicação dos 5s dentro do SCL. Primeiramente um pouco de história, o programa 5s foi desenvolvido por Kaoru Ishikawa em 1950, no Japão pós II guerra. Devido aos enormes problemas em que o país se encontrava, o criativo Ishikawa desenvolveu este método, que nos tempos modernos tem sido implantado dentro das empresas que aspiram uma melhor organização, disciplina e fluência do trabalho, além claro de uma redução de gastos e desperdícios.
Desta forma é possível dizer que os 5s garantem uma melhor competência da empresa e uma qualidade de vida melhor para os funcionários. Mas afinal de contas, quais são os 5s? São eles:

Seiri - DESCARTE: Separar o necessário do desnecessário;
Seiton - ARRUMAÇÃO: Colocar cada coisa em seu devido lugar;
Seisso - LIMPEZA: Limpar e cuidar do ambiente de trabalho;
Seiketsu - SAÚDE: Tornar saudável o ambiente de trabalho;
Shitsuke - DISCIPLINA: Rotinizar e padronizar a aplicação dos "S" anteriores.

Dentro do SCL a equipe vem implantando estes conhecimentos de maneira progressiva, e penso que este é o caminho correto. A cultura dos 5s não ocorre do dia para a noite, ela vem de uma mudança ocorrida dentro da própria pessoa, que busca maneiras mais adequadas de controlar seu trabalho e organizar o setor no qual trabalha. Após isto, torna-se natural efetuar as mudanças necessárias sem que isto possa constranger alguém. Quando a pessoa se dá por si, já está com a alcunha de competente e pró-ativo.
Confesso que aprendi esta cultuta no famoso erro e acerto. Procurando estar sempre de olhos abertos para as oportunidades geradas dentro do setor. O primeiro "S" (Seiri) começou na minha mesa de trabalho. Notei como era incrível a minha capacidade de acumular objetos não muito necessários. Havia o porta canetas (recheado de broches), calendário no formato de vaca, calendário no formato convencional, uma caixinha que lembrava uma caixa de leite Tetra Pak (sem uso algum), cola, porta clipes, conchas (que uma amiga me trouxe de recordação de uma viagem), entre outros apetrechos que realmente tornavam minha mesa mais enfeitada do que escola de samba do Rio de Janeiro.
Corajosamente assumo isto, pois já é passado. Percebi que precisava realmente só do necessário na minha mesa (caso alguém se interesse posto uma foto depois), logo dei uma enxugada geral mantendo um ambiente mais calmo e profissional, porém não menos do que minha cara (porta canetas de lego deixa qualquer mesa profissional e feliz).
O segundo "S" (Seiton), foi o que me motivou a realizar esta postagem. Há tempos mostrei uma reorganização dos armários aqui, deixando-os mais organizados e agradáveis aos olhos. Tudo isto com a ajuda criativa das cores. Porém havia ainda algumas pastas num outro armário, onde arquivo documentos referentes às inscrições no SCL e também do credenciamento. Quando assumi o SCL os arquivos referentes às inscrições foram minha prioridade, porém não tenho fotos desta época. Mas descrevo que era uma pasta A/Z com todos os formulários juntos, numa provável ordem alfabética. Alguns formulários estavam se deteriorando, já que não estavam arquivados com alguma proteção.
Hoje as pastas estão reorganizadas, com divisórias de letras e cada formulário está arquivado numa folha plástica para evitar maiores danos. As fotos vocês conferem no fim deste post. O próximo objetivo foi a pasta de credenciamento e as fotos mostram os maiores detalhes da transição que realizei. De uma simples pasta com elástico não muito organizada para uma pasta sanfona A/Z, onde dignamente posso apresenta-la a quem for aqui dentro da empresa sem me constranger com algum olhar repreensivo.
Os outros três "S" parecem vir juntos com estes dois primeiros. Pois não há como organizar seu ambiente de trabalho e não realizar uma limpeza, que se converte em saúde (tanto física como mental) e acaba se tornando uma disciplina, ou seja, um procedimento automático sempre a ser seguido. Sabe-se que ainda há muito o que fazer dentro do SCL e como venho trazendo até vocês, nossa equipe está empenhada neste objetivo de melhorias e mudanças. Quero registrar meus agradecimentos à toda a equipe do SCL, que unida vem realizando um trabalho mais forte e ideal para todos.

Abraços girolandistas

P.S.: A fonte de onre retirei a descrição dos 5s é: http://www.ipem.sp.gov.br/3emp/5esses.asp?vpro=abe


Antiga organização das pendências do credenciamento. Pode ser ver algum organização, porém ainda não muito ideal!

Realizanda a transição. As pastas sanfonas A/Z são ótimas para organizar e acessar o material de maneira rápida e organizada.

Detalhe das fichas A/Z com cores distintas. Não há erro em misturar letras. Além de um agradável layout.

A pasta de credenciamento completa o combo, pois anteriormente implantei a pasta de RIL e de pendências do SCL, ambas sofriam do mesmo problema, ausência de Seiton.

Estas são as pastas com os formulário de inscrição. Agora há fichas laterais e superiores para facilitar a identificação e arquivamento!

Cada pasta A/Z possui suas divisórias e os formulários estão separados por sacos plásticos individuais para protege-los!

Observem nestas fotos (acima e abaixo) como é mais fácil identificar as pastas onde quer que sejam arquivadas!



Por fim tudo na gaveta, onde rapidamente encontro o que preciso sem gerar atrasos e bagunça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário