segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O poder dos 5s no Serviço de Controle Leiteiro

Olá girolandistas

Espero que esteja tudo bem com vocês. Pós workshop e há muito a se fazer. Algumas pessas têm me ligado perguntando como foi a avaliação dos candidatos a controladores oficiais. Em breve traremos o resultado para vocês, mais algumas mudanças que vão ocorrer ainda este ano.
O tema da postagem de hoje é bem administrativo e revela como ocorre a aplicação dos 5s dentro do SCL. Primeiramente um pouco de história, o programa 5s foi desenvolvido por Kaoru Ishikawa em 1950, no Japão pós II guerra. Devido aos enormes problemas em que o país se encontrava, o criativo Ishikawa desenvolveu este método, que nos tempos modernos tem sido implantado dentro das empresas que aspiram uma melhor organização, disciplina e fluência do trabalho, além claro de uma redução de gastos e desperdícios.
Desta forma é possível dizer que os 5s garantem uma melhor competência da empresa e uma qualidade de vida melhor para os funcionários. Mas afinal de contas, quais são os 5s? São eles:

Seiri - DESCARTE: Separar o necessário do desnecessário;
Seiton - ARRUMAÇÃO: Colocar cada coisa em seu devido lugar;
Seisso - LIMPEZA: Limpar e cuidar do ambiente de trabalho;
Seiketsu - SAÚDE: Tornar saudável o ambiente de trabalho;
Shitsuke - DISCIPLINA: Rotinizar e padronizar a aplicação dos "S" anteriores.

Dentro do SCL a equipe vem implantando estes conhecimentos de maneira progressiva, e penso que este é o caminho correto. A cultura dos 5s não ocorre do dia para a noite, ela vem de uma mudança ocorrida dentro da própria pessoa, que busca maneiras mais adequadas de controlar seu trabalho e organizar o setor no qual trabalha. Após isto, torna-se natural efetuar as mudanças necessárias sem que isto possa constranger alguém. Quando a pessoa se dá por si, já está com a alcunha de competente e pró-ativo.
Confesso que aprendi esta cultuta no famoso erro e acerto. Procurando estar sempre de olhos abertos para as oportunidades geradas dentro do setor. O primeiro "S" (Seiri) começou na minha mesa de trabalho. Notei como era incrível a minha capacidade de acumular objetos não muito necessários. Havia o porta canetas (recheado de broches), calendário no formato de vaca, calendário no formato convencional, uma caixinha que lembrava uma caixa de leite Tetra Pak (sem uso algum), cola, porta clipes, conchas (que uma amiga me trouxe de recordação de uma viagem), entre outros apetrechos que realmente tornavam minha mesa mais enfeitada do que escola de samba do Rio de Janeiro.
Corajosamente assumo isto, pois já é passado. Percebi que precisava realmente só do necessário na minha mesa (caso alguém se interesse posto uma foto depois), logo dei uma enxugada geral mantendo um ambiente mais calmo e profissional, porém não menos do que minha cara (porta canetas de lego deixa qualquer mesa profissional e feliz).
O segundo "S" (Seiton), foi o que me motivou a realizar esta postagem. Há tempos mostrei uma reorganização dos armários aqui, deixando-os mais organizados e agradáveis aos olhos. Tudo isto com a ajuda criativa das cores. Porém havia ainda algumas pastas num outro armário, onde arquivo documentos referentes às inscrições no SCL e também do credenciamento. Quando assumi o SCL os arquivos referentes às inscrições foram minha prioridade, porém não tenho fotos desta época. Mas descrevo que era uma pasta A/Z com todos os formulários juntos, numa provável ordem alfabética. Alguns formulários estavam se deteriorando, já que não estavam arquivados com alguma proteção.
Hoje as pastas estão reorganizadas, com divisórias de letras e cada formulário está arquivado numa folha plástica para evitar maiores danos. As fotos vocês conferem no fim deste post. O próximo objetivo foi a pasta de credenciamento e as fotos mostram os maiores detalhes da transição que realizei. De uma simples pasta com elástico não muito organizada para uma pasta sanfona A/Z, onde dignamente posso apresenta-la a quem for aqui dentro da empresa sem me constranger com algum olhar repreensivo.
Os outros três "S" parecem vir juntos com estes dois primeiros. Pois não há como organizar seu ambiente de trabalho e não realizar uma limpeza, que se converte em saúde (tanto física como mental) e acaba se tornando uma disciplina, ou seja, um procedimento automático sempre a ser seguido. Sabe-se que ainda há muito o que fazer dentro do SCL e como venho trazendo até vocês, nossa equipe está empenhada neste objetivo de melhorias e mudanças. Quero registrar meus agradecimentos à toda a equipe do SCL, que unida vem realizando um trabalho mais forte e ideal para todos.

Abraços girolandistas

P.S.: A fonte de onre retirei a descrição dos 5s é: http://www.ipem.sp.gov.br/3emp/5esses.asp?vpro=abe


Antiga organização das pendências do credenciamento. Pode ser ver algum organização, porém ainda não muito ideal!

Realizanda a transição. As pastas sanfonas A/Z são ótimas para organizar e acessar o material de maneira rápida e organizada.

Detalhe das fichas A/Z com cores distintas. Não há erro em misturar letras. Além de um agradável layout.

A pasta de credenciamento completa o combo, pois anteriormente implantei a pasta de RIL e de pendências do SCL, ambas sofriam do mesmo problema, ausência de Seiton.

Estas são as pastas com os formulário de inscrição. Agora há fichas laterais e superiores para facilitar a identificação e arquivamento!

Cada pasta A/Z possui suas divisórias e os formulários estão separados por sacos plásticos individuais para protege-los!

Observem nestas fotos (acima e abaixo) como é mais fácil identificar as pastas onde quer que sejam arquivadas!



Por fim tudo na gaveta, onde rapidamente encontro o que preciso sem gerar atrasos e bagunça!

terça-feira, 19 de outubro de 2010

O I Workshop PMGG e Encontro de Controladores de Leite

Olá meus estimados girolandistas

Espero que esteja tudo bem com todos. Hoje, conforme prometido, apresento como foi o nosso I Workshop PMGG e Encontro de Controladores de Leite. No fim da postagem há algumas fotos e me desculpo por não ter comparecido a todos os lugares e dias, pois foi necessário que eu ficasse na sede organizando material de apoio.
Também saliento que todo comentário aqui inserido reflete tão somente minhas opiniões pessoais a respeito do evento. E que novamente trago a vocês mais uma cobertura diferenciada dos eventos realizados pela Girolando. Para aqueles que não puderam comparecer, aproveitem a postagem.
Nosso I Workshop contou com o apoio de empresas como Alta (que sediou a maioria das palestras), ABS Pecplan (onde ocorreu parte do 2º dia de evento), Embrapa, Pfizer, FAZU e IFET (estes dois últimos ficaram com as aulas e explicações práticas).
Confesso que jamais esperei que este evento tivesse o peso que teve. Não que eu esteja desmerecendo algo, porém ficou evidente como este encontro era aguardado pelos controladores, e também me surpreendi pelas sugestões e ideias que nos foram presenteadas nestes três dias de evento. Foi como um sonho realizado, uma vontade atendida para os técnicos credenciados.
Três dias de evento e absorvi conhecimento suficiente para implantar mais ideias durante mais um ano a frente do Serviço de Controle Leiteiro. Me senti plenamente inspirado a trabalhar mais e tornar possível várias melhorias. Também percebi que a equipe do DPZ (PMGG e SCL) se sentiu motivada e a excelência será nossa marca daqui para frente.
No entanto nem tudo é perfeito, e sei o quanto temos de melhorar para um próximo workshop. É necessário otimizar o planejamento para executar melhor algumas atividades, a fim de evitar contratempos e desencontro de informações.
Como uma análise geral da equipe envolvida na realização deste evento, afirmo que apesar de alguns pequenos problemas, nos saímos bem o suficiente para executar o projeto sem constranger nossos convidados com algum problema gritante.
Como resultado geral deste I Workshop, é como afirmei durante o evento, foi um pontapé inicial para várias mudanças na maneira de fazer controle leiteiro. Ficaram as ideias, expectativas e críticas construtivas para uma evolução, e esta já começou. Começou com o meu aprendizado e também com o da equipe. Agora é trabalhar e implementar aquilo que sempre trago nos meus posts, que juntos faremos um trabalho mais forte e ideal para todos. Também conto com vocês nesta jornada!

Abraços girolandistas

P.S.: Quero registrar meus agradecimentos a todos que de alguma forma colaboraram para a execução do workshop. Vocês são demais! Muito obrigado!

Primeiro dia de evento e sala cheia. Isto foi constância durante o Workshop.

A Alta Brasil sediou a maioria das palestras, nos acolhendo de forma hospitaleira!

Aqui temos parte da equipe DPZ (do segundo para frente), Leandro, Marcelo, Bruno e Wewerton!

Palestra da Alta sobre o surgimento e evolução da empresa.

Este material estava todo dentro da pasta que entregamos para os participantes.

Além de nossa pasta, a Alta também confeccionou seu material de boas vindas.

Continuação da palestra da Alta, neste momento apresentando a importante presença do Girolando nos negócios da empresa.

Provavelmente a foto mais bonita deste post, a fachada da Alta numa manhã clara de nuvens.

Esta escultura fica bem na entrada do prédio. Bastante exótica.

Esta foto é mais para curiosidade. Me pareceu que a estrutura é uma pira olímpica em constante atividade, devido à nuvem no fundo.

Mapa no interior da recepção da Alta. Ele é magnético e cada ficha contém o nome do touro que está na central, muito informativo.

Vista do interior da recepção da Alta. Arquitetura singular aliada ao aconchego para quem visita.

Nosso primeiro milkbreak.

Leandro (Superintendente Técnico) Realizando sua palestra sobre o Programa Girolando.

Marcelo Cembranelli, realizando sua palestra sobre o Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando – PMGG

Wewerton realizando sua palestra sobre o Serviço de Controle Leiteiro da Raça Girolando – SCL, o dia a dia no campo.

Vista do refeitório da Alta, onde tivemos um delicioso almoço. Obrigado!

Bruno Avelar realizando sua palestra sobre os Procedimentos para Execução do Controle Leiteiro.

Outro de nossos milkbreak, ou refrigerantebreak, como brincamos no dia.

Sapatos plásticos utilizados pelos visitantes do Workshop, a utilidade é evitar alguma contaminação no espaço onde se localizam os animais. Interessante!

Ocorreu também uma visita às instalações da Central Alta Genetics, onde Guilherme Marquez nos apresentou alguns animais e seus potenciais genéticos.

Jean Carlos realizando sua palestra sobre o Serviço de Controle Leiteiro da Raça Girolando – SCL, dúvidas inerentes ao kit de inscrição e ao credenciamento.

Ainda durante o primeiro dia a Alta nos brindou com um churrasco de confraternização. Mais uma vez obrigado Alta!

Segundo dia de workshop e sala cheia de novo. Os controladores demonstraram interesse e ansiedade para conhecer e conversar sobre os métodos da Girolando.

Bonés da grife estavam presente para serem vendidos. Tiveram um boa saída!

Mais material de grife. O pessoal clamou por novidades, sugestões anotadas.

Palestra de Marcos Vinícius sobre Avaliações Genéticas, Controle Leiteiro e Coleta de Amostras de Leite.

Palestra de Elizângela Guedes sobre Controle de Carrapatos e Verminoses Bovina – Prejuízos Econômicos e Benefícios do Controle Estratégico.

Tentei fazer uma montagem nesta fotografia e lamento o fato de não poder comparecer aos outros locais, porém ficou a ótima experiência e a vontade de realizar mais um Workshop ano que vem. Vejo vocês lá, até!

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Nosso I Workshop PMGG e Encontro de Controladores de Leite

Olá girolandistas

Primeiramente peço desculpas pela não postagem na semana passada. Passamos por algumas modificações nos servidores e isto me impediu de atualizar este espaço. Porém hoje trago a vocês um assunto que muito me agrada, nosso I Workshop PMGG e Encontro de Controladores de Leite.
Este evento ocorrerá nos dias 14, 15 e 16 deste mês de outubro em espaços como Alta Genetics, ABS Pecplan, FAZU e IFET. Será uma oportunidade ímpar de conhecer as novidades acerca do controle leiteiro e também de reciclar alguns valores e procedimentos adotados dentro das fazendas.
Este evento vem como uma das primeiras oportunidades para o pessoal interessado em se credenciar, como também para os técnicos já credenciados atualizarem-se quanto às mudanças que serão inseridas a partir de 2011. Pois como bem sabemos a partir do próximo ano só serão aceitos controles leiteiros realizados via técnico credenciado.
Desta forma tornou-se imprescindível realizar um evento deste porte, para que seja possível estreitar os laços de comunicação com novos e antigos técnicos, repassando aos mesmos como realizar o controle leiteiro de maneira ideal, e também evidenciar o papel que os controladores terão para nossos associados.
Por isto julgo muito oportuno a vinda de todos os técnicos já credenciados, como também do pessoal que estava aguardando treinamento para se credenciar, já que durante o evento será possível concluir o credenciamento pendente. Por isto, desde já sintam-se convidados a nos visitarem durante estes dias de evento.
Assim como fiz durante a Megaleite 2010, pretendo realizar uma cobertura diferenciada para quem não pode comparecer. É uma das maneiras que encontro para levar um pouco do nosso dia-a-dia, e também de nossas novas ações, para vocês que se interessam tanto pelo Girolando. Abaixo será possível ver nossa programação oficial. Até breve!

Abraços girolandistas