terça-feira, 23 de novembro de 2010

Criatividade

Olá girolandistas

Espero que esteja tudo bem com vocês. O fim de ano se aproximando e com ele as últimas postagens de 2010 antes de sairmos de férias. Dentre os assuntos restantes, havia um post sobre o qual eu não tinha assunto definido. Como o flash de uma ideia, me ocorreu falar sobre a criatividade.
Mas por que sobre criatividade? Inicialmente é bom elaborar outra pergunta, você sabe o que é criatividade? Ela está presente em tudo que nos rodeia. Uma agulha, esta página, suas roupas e tudo o mais que pensar (que foi feito por humanos) foram criativos algum dia, pois era novidade (inovação). Até a natureza é criativa e única, sendo que nem precisamos fazer nada. É uma criatividade natural.
Resolvi falar sobre este assunto porque dentro das empresas modernas há uma necessidade enorme de talentos criativos e inovadores. São estas pessoas que trazem as novidades e as mudanças que lhe garantem a alcunha de criativo. Claro que falo da criatividade benéfica, aquela que busca o benefício mútuo sem ferir ninguém. É aquela que traz as boas ideias que alavancam nossos negócios e que todos querem.
Mas como ser criativo? Infelizmente não existe isto. Uma pessoa não pode ser criativa, pois defendo perpetuamente que todos nascemos com a criatividade, porém uns conseguem acessa-la e outros não. E isto depende muito do estilo pessoal de cada um de nós e do ambiente que nos rodeia.
Não pretendo delongar nisto, mas posso dar dicas de como lidar com este dois itens, ambiente interno (você) e ambiente externo (o mundo ao seu redor):

Com relação ao interno: Não se reprima, não tenha medo de dar alguma ideia (mesmo que tola). O medo está para nós assim como a kriptonita está para o Superman. O que quero dizer é que o medo (de parecer tolo, de passar vergonha, de se mostrar, de mudar...), anula a maior parte das ideias, porque simplesmente fechamos todas as possibilidades e enxergamos somente os prováveis (mas não reais), erros. Riscos existem em todos as esferas de nossas vidas e o maior deles é viver, pois sabemos que da mais variada causa, podemos vir a óbito. Logo, com um risco calculado devemos agir e por em práticas nossas ideias. Até mesmo porque para a maioria dos erros existe uma solução.
Com relação ao externo: Lidar com pessoas sempre traz experiências das mais variadas. Para uma pessoa criativa o mais comum é que ela será tida como um inimigo. E digo isto porque pessoas acomodadas existem em todos os lugares. E quando se fala em mudanças, nem todos concordam, pois simplesmente sairemos de um ponto conhecido para um desconhecido. E como lidar? Eu ainda acredito na força do diálogo. Tente conversar com estas pessoas e explique suas reais motivações e as ideias a serem implantadas. Mesmo que não funcione para todos, pelo menos ficará claro o que deverá ser feito. Já as pessoas que provavelmente irão lhe perseguir (criar chacotas com suas ideias, barrar seus planos...), é necessário ter plena consciência dos seus atos, acreditar nas próprias ideias e nos objetivos das mesmas, e não deixar se levar pelos comentários negativos.

Este é um assunto extenso e há várias obras sobre ele. O que apresentei aqui é o que tenho aprendido e percebido com o passar dos anos. São minhas próprias experiências e relatos pessoais. Para alguns pode parecer familiar, para outros nem tanto. Se me fosse possível falaria por horas sobre meus "causos" e sobre o tema, que muito me fascina. Espero ter contribuído um pouco com este assunto. Se por meio dele alguém se aventurar a pesquisa e aprender mais, minha tarefa está cumprida. Dito isto meus caros(as), sejam criativos!

Abraços girolandistas

P.S.: Um dia ainda lanço um livro sobre o tema, o que acham?

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Enfim, CCO

Olá girolandistas

Espero que esteja tudo bem com vocês. A cada semana o fim de ano se aproxima mais, e com isto também nossas férias coletivas. Quero ressaltar a importância de estar em dia com a associação, para evitar acúmulo de trabalho no início do próximo ano, pois desta forma poderemos melhor atendê-los. O tema da postagem de hoje é uma pequena amostra das primeiras CCOs (Carteira de Controlador Oficial).
Como tenho anunciado desde o I Workshop, todos os nossos técnicos credenciados deverão portar a CCO durante as pesagens de leite. Trata-se de um documento comprobatório da ligação que o técnico presente na propriedade possui com o Serviço de Controle Leiteiro. Esta medida veio para dar maior segurança tanto para os associados, como também para os técnicos. Já que com esta o associado terá a certeza de estar recebendo apoio técnico capacitado, além do controlador poder evidenciar seu vínculo com o SCL.
Aqueles que desde o I Workshop atentaram para os prazos estabelecidos (e claro, eviaram a documentação necessária), receberão em breve sua carteirinha. Para aqueles que ainda não se regularizaram fica o lembrete para entrar em contato conosco e averiguar sua situação. É importante frisar que no início de 2011 todas as pesagens já deverão ser iniciadas na modalidade Oficial, os técnicos com pendências terão alguns inconvenientes para se regularizar nesta época, pois no ínicio de cada ano sempre relatamos que possuímos acúmulo de trabalho por causa das férias coletivas.
Por isso, técnico credenciado, não deixe para a última hora. Entre em contato conosco e providencie sua CCO, como ela seu trabalho ganhará maior visibilidade além de trazer segurança para quem é atendido. Conto também com vocês, associados, para divulgar esta matéria, já que o interesse é mútuo e os benefícios serão conjuntos. Como sempre afirmo, juntos realizaremos um trabalho mais forte e ideal para todos.

Abraços girolandistas

Primeiras CCOs (obviamente protegi a identidade do técnico). Que venham mais!

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Estatisticamente comprovado

Olá girolandistas

Espero que esteja tudo bem com todos. Esta semana foi um pouco complicada para atualizar o blog. Pois com a chegada do fim de mais um ano, estamos com muitas atividades acumuladas para fechar ainda. E no meio de tantos planejamentos e execuções, trago duas novidades. A primeira é o fechamento do primeiro projeto de controle leiteiro para o site da Girolando e as CCOs.
As Carteiras de Controladores Oficiais (CCO) começaram a ficar prontas. Quem seguiu o prazo determinado receberá em breve este documento que trará tanto segurança para o técnico, como também para o associado, que terá a certeza de estar recebendo o serviço de uma pessoa apta para tal. No entanto este é um assunto para outro post. O tema de hoje é sobre estatísticas do controle leiteiro.
Anteriormente eu relatei aqui como foi desenvolver um projeto para o site girolando que abordasse mais o controle leiteiro. Não havia muitas informações no site e a situação era preocupante, pois o que tinha estava desatualizado e errado ainda por cima. Porém hoje fica bastante evidente a presença do SCL no espaço virtual do site. Há um menu muito interessante para quem deseja desvendar mais sobre o controle leiteiro e agregar esta importante ferramenta dentro do rebanho.
Porém de todos os submenus, apenas um ainda estava em branco, era a subseção "Estatísticas do SCL" que permaneceu com um ESTRÉIA EM BREVE por meses. Peço desculpas pela demora, porém ainda não consegui tempo hábil anteriormente, e com a chegada do I Workshop PMGG e Controle Leiteiro é que os planos foram arquivados. No entanto havia garantido para vocês implantar estas últimas informações ainda este ano e nesta semana trago a feliz notícia.
Quem visitar este link:

www.girolando.com.br/site/contleiteiro/estatisticas.php

Conseguirá visualizar algumas informações estatísticas sobre o controle leiteiro. Dentre elas é possível visualizar a quantidade de associadas inscritos no SCL atualmente e também um breve histórico deste valor em outros anos. Também se tornou interessante incluir a quantidade de animais em lactação no momento (lê-se período de três meses), e o total de lactações encerradas anualmente, com divisões por grau de sangue.
Considero que estas informações são de grande valia para estudantes, leigos, profissionais, associados e até mesmo para nós da equipe girolando, já que anteriormente não existia este tipo de mensuração. Aqueles que souberem aproveitar estas informações poderão perceber e planejar melhor quais animais deverão estar em controle leiteiro, trabalhando em sinergia com outros conhecimentos como alimentação e genética (o último gráfico é revelador neste aspecto).
Devo afirmar que é com grande satisfação que trago esta novidade e agora quando alguém desejar saber como anda o controle leiteiro, basta acessar o link acima e desfrutar do conhecimento ofertado. Esta subseção de estatística não é fixa, ou seja, à medida que o tempo for passando vou incluindo novas informações e vocês também podem participar, dando sugestões para pesquisas.
Por hora os deixo com esta novidade e ansioso por comentários, pois o meu objetivo é a excelência e preciso de vocês para tanto, porque como sempre digo, juntos realizaremos um trabalho mais forte e ideal para todos.

Abraços girolandistas

P.S.: No início do post disse "primeiro projeto" para o site. E é verdade, 2011 no horizonte e novos planos em mente. Aguardem as novidades!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Pós Workshop, o que estamos fazendo?

Olá girolandistas!

Espero que esteja tudo bem com todos. Fim de ano se aproximando e junto com eles as festividades. Neste mês ainda teremos a Feileite 2010, onde haverá um espaço nosso com informações e materiais de grife para vender. Venham nos visitar.Infelizmente não estarei presente, porém faço votos de sucesso para todos os envolvidos.
O tema da postagem de hoje nos remete ao nosso I Workshop, anteriormente divulgado aqui (procure nas postagens mais antigas, há belas fotos), mais precisamente sobre o que está acontecendo dentro do setor de Serviço de Controle Leiteiro (SCL) agora. As pricipais mudanças vêm ocorrendo no que tange ao credenciamento do pessoal que participou do evento, como também dos antigos controladores cadastrados. Neste momento tenho procurado fechar as pontas soltas antes que o ano termine, já que a partir de 2011 todas as pesagens terão de ser oficiais, ou seja, realizadas via técnico credenciado.
Por isso venho até este espaço para notificar do que estou precisando, e conto com vocês para divulgar e auxiliar os técnicos credenciados a procurarem o SCL, para confirmar algumas informações. Com vistas de organizar a equipe de controladores, necessito que os mesmos me enviem as seguintes informações:

  • Documentação necessária para emitir o termo de credenciamento;
  • E duas fotos 3x4 para emitir a Carteira de Controlador Oficial (CCO).

Lembrando que para os técnicos já credenciados, necessitarei somente das fotos, que não eram exigência na epoca. A CCO ainda é um mistério e por isso nada mais justo do que desvendá-lo aqui. A partir de 2011 todo técnico credenciado deverá portar a CCO durante as pesagens de leite. Este documento emitido por nós trará segurança tanto para o associado (que terá a certeza de estar recebendo o trabalho de uma pessoa devidamente qualificada para tanto), como também para o técnico credenciado (que poderá comprovar sua ligação com a Girolando como controlador oficial).
No entanto, para emitir a CCO eu necessito, além das fotos, de ter os termos de credenciamento assinados e isto só ocorre quando o técnico me envia a documentação necessária. Caso você tenha alguma dúvida sobre quais documentos são essenciais, visite:

http://www.girolando.com.br/site/contleiteiro/para_se_credenciar.pdf

É importante salientar que estipulei um prazo para o dia 10/11/2010 para o pessoal me enviar as documentações necessárias. Enviei um e-mail para todos que me informaram algum ao se credenciar, explicando esta situação. Logo se você não o recebeu, ou se restou alguma dúvida, favor entrar em contato urgente. Pois como foi dito, mais um ano se conclui e não podemos deixar esta pendência para 2011, porque desta forma o SCL ficará sobrecarregado de trabalho e solicitações e não conseguirá garantir um bom atendimento como temos feito. Como sempre friso, junto realizaremos um trabalho mais forte e ideal para todos. Conto com vocês na divulgação!

Abraços girolandistas

P.S.: Além desta situação, somente após conclui-la é que poderemos trabalhar outras mudanças que também ocorrerão, com vistas de atender todos os associados participantes do SCL e organizar um melhor zoneamento dos técnicos credenciados.