segunda-feira, 24 de maio de 2010

Prazos inerentes ao Serviço de Controle Leiteiro

Olá meus estimados girolandistas

Espero que esteja tudo bem com todos. O tema da postagem de hoje é sobre os prazos que circundam o SCL. Percebe-se que alguns participantes do controle leiteiro não atentam ou desconhecem estes prazos. E o resultado é unânime, lactações nulas e animais não inscritos.
Para evitar estes tipos de problemas é bom conhecer os limites de período para pesar o leite e também para iniciar uma lactação, a saber:

Para iniciar uma lactação nova, a primeira pesagem não pode ocorrer 60 dias após o parto. Por exemplo, se um animal tiver o parto em janeiro o criador tem até o mês de março para comunicar a primeira pesagem.
Entre duas pesagens o período não pode ser abaixo de 15 dias e nem acima de 45 dias. Recomenda-se sempre manter a pesagem com periodicidade mensal (de 30 em 30 dias). Por exemplo, caso a pesagem ocorra dia 05/01/2010, é sempre bom manter a próxima pesagem neste mesmo dia do próximo mês, ou pelo menos próximo a isto.

Dito isto, espera-se ter esclarecido as dúvidas sobre os prazos para pesar o leite e também para iniciar uma lactação. É sabido que o desconhecimento destes períodos pode gerar os erros supracitados além de outros transtornos. Caso persistam dúvidas ou se queira confirmar alguma data, basta entrar em contato conosco.

Abraços girolandistas

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Dúvidas inerentes ao termo "preposto"

Olá meus estimados girolandistas

Espero que esteja tudo bem com todos. O tema da postagem de hoje é sobre o preposto. É comum alguns associados confudirem do que se trata o preposto, quando vão preencher o formulário de inscrição do controle leiteiro.
Comumente percebe-se, que pelo desconhecimento do termo, os associados não informam nome do preposto, gerando desta forma uma falha de informação, já que no controle leiteiro é necessário haver um preposto.
Sem mais delongas, saibam que o preposto é simplesmente a pessoa responsável pelas pesagens. Ou seja, ele é a pessoa que assinará as planilhas como controlador. E quem pode ser preposto? Por hora pode ser um funcionário da fazenda, o próprio criador ou um técnico credenciado.
E por falar em técnicos credenciados, lembrem-se que a partir de 2011 todos os criadores participantes do SCL deverão mudar da categoria Produtor Supervisionado (onde um funcionário ou o próprio criador pesa o leite) para Oficial (onde um técnico credenciado pesa o leite). Para conhecer os técnicos que já estão atuando como controladores oficiais, acessem:

http://www.girolando.com.br/site/contleiteiro/credenciamento.php

Caso não encontre ninguém próximo de sua propriedade, ainda é possível indicar alguém que preencha os requisitos. Peça ao interessado baixar o arquivo neste mesmo link acima, caso ele possa se credenciar basta entrar em contato conosco! Com isto espera-se ter sanado as dúvidas que orbitam em torno do preposto, caso restem algumas dúvidas, favor entrar em contato.

Abraços girolandistas

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Caindo de paráquedas!

Ok, pessoas! Bem... o que posso dizer? Há algum tempo os criadores participantes do SCL me informaram sobre algumas coisas erradas dentro do site em torno do controle leiteiro. Resolvi que era hora de tomar alguma atitude e partir para a mudança e para a inovação. Elaborei um projeto interessante, apresentei para a gerência e o mesmo foi aprovado. O resultado preliminar está aqui, uma inauguração de vários espaços e mudanças. Ainda é algo pequeno, pois agora preciso de vocês para continuar. Quero que me digam se gostaram e se têm alguma sugestão. Outras coisinhas logo aparecerão por aqui. Não quero me demorar em escrever este texto, tenho muito a fazer ainda. No entanto por hora quero agradecer a tudo e a todos que contribuíram para a existência destas novas ferramentas. Valeu mesmo! Sejam bem vindos, que tenhamos uma ótima experiência e bons resultados colhidos aqui.

Abraço girolandista