Olá leitor(a)
Todos nós sabemos como a raça Girolando tem crescido e se expandido no rebanho leiteiro nacional. A rusticidade do Gir em conjunto com a boa capacidade de produção leiteira do Holandês, resultaram nesta magnífica raça adaptável ao clima dos trópicos que encontramos neste país. Observem que de norte a sul e de leste a oeste encontramos rebanhos de Girolando. Seja no clima mais ameno do sul, ou na região árida do nordeste, o Girolando vem se firmando como ótima opção para produção leiteira.
E não pára por aqui não, pois sabemos que a raça Girolando, genuinamente brasileira, vem ultrapassando as fronteiras nacionais ganhando o mundo. Países da África como Senegal e até mesmo países vizinhos como Colômbia e Venezuela, vêm apreciando a raça entre seus rebanhos.
Mas afinal de contas, por que estou relatando tudo isso? No último domingo (27/03/2011) foi ao ar no Globo Rural uma reportagem sobre o Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG). Nesta bela matéria foi apresentada como a Associação Girolando têm investido cada vez mais na otimização de rebanhos por meio da genética. É fato que a engenharia genética tem permitido saltos extraordinários no melhoramento de raças dentro do agronegócio nacional e o Girolando tem sua parcela de participação. No entanto este trabalho não pode ser feito somente pela associação, é um trabalho em conjunto com o associado.
Sem esta parceria voluntária dos associados não haveria maneiras de provar o melhor da Girolando, nem mesmo alvancar a raça projetando-a num mercado global. Por isto cada conquista é "nossa" tanto da associação, como dos associados e da sociedade em geral, que também se beneficia ao saborear o leite e seus produtos derivados. Por isto, sem mais delongas deixo abaixo o link da reportagem para vocês conferirem a evolução do Girolando, leite do Brasil para o mundo!
Abraços girolandistas
Jean Carlos