terça-feira, 29 de junho de 2010

Megaleite 2010 em fotos

Olá meus estimados criadores

Espero que esteja tudo bem com vocês. Pensaram que eu iria me esquecer da cobertura da Megaleite 2010? Afirmo que tudo anda um pouco corrido, por isso às vezes não consigo fotografar e filmar tudo o que quero, mas penso que com estas fotos vocês poderão acompanhar a Megaleite mesmo estando distantes. Espero que aproveitem e fiquem à vontade para comentar. A Megaleite 2010 é nossa! Lembrando que estas fotografias e comentários refletem somente minha opinião pessoal sobre o evento, não cabendo nenhuma análise técnica ou crítica.


Foto de domingo, antes da abertura oficial. Sem bandeiras nem nada!

Bandeiras posicionadas para a solenidade de abertura!

Foto da grife ainda não totalmente instalada. E olha que o pessoal já estava querendo comprar!

Alguns produtos da grife (camiseta e boné femininos). Muito bonitos!

Outros produtos da grife (chapéu, caneca, carteira e uma mini estátua)!

Alguns animais do torneio leiteiro. É hora de competir saudavelmente!!

Outra foto do torneio. Esta é o primeiro dia!

Alguns latões já com leite para serem pesados. Quem serão as campeãs do ano?

Tanque já cheio! E hoje (terça) já tinha de ser esvaziado novamente!

Projeto Giroleite em mais uma edição! A criançada se diverte aprendendo!

Alguns membros da equipe girolando. Todos devidamente uniformizados para os jogos da copa.

O pessoal da terceira idade tocando suas fanfarras. Gosto muito de vê-los, e eles demonstram estarem se divertindo também!

Estes pássaros estavam na pista, mas não sei qual a espécie! Se alguém souber me informe!

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Megaleite 2010 - Cobertura Diferenciada

Olá meus estimados girolandistas

Espero que esteja tudo bem com todos. Tenho algumas novidades para a próxima semana. Mas primeiramente me deixe falar sobre a Megaleite 2010. Há alguns dias a Associação Girolando tem respirado praticamente este evento. E não é para menos, pois sabemos que é a maior feira leiteira do país.
As principais raças reunidas em torno de alguns objetivos como, divulgar os resultados alcançados, planejar o futuro, mostrar a evolução genética do gado entre outros.
Ocorrerão vários julgamentos e um acirrado torneio leiteiro onde 1/2 litro pode fazer a diferença entre a melhor e a segunda melhor produtora de leite. Mas também é tempo de se reunir com os amigos, de trocar ideias, experiências e até mesmo realizar alguns negócios, como ocorrem nos leilões.
Todos sabemos que as raças leiteiras estão em evolução, e o Girolando também tem seu destaque. E este ano iremos festejar em clima de copa do mundo, por isso nada mais justo do que declarar que esta feira é a copa do mundo do leite. Por isso, meus caros criadores, os convido para vir a este evento, conhecer nosso trabalho, nossa equipe e nossa sede.
Quero desejar ótimos negócios e resultados durante esta semana em que ocorre a Megaleite 2010. E por isso agora apresento a novidade. Para você que me lê por aqui, talvez não seja possível vir ao evento. E somente após alguns dias e semanas é que se poderá ver algumas fotos em revistas, jornais ou sites.
Por isso este ano quero fazer diferente. Quero levar um pouco da Megaleite 2010 para você em tempo quase que real se possível. Vou realizar uma cobertura diferenciada, postando fotos e vídeos da feira. Logo será possível você conhecer esta que é a maior reunião de raças leiteiras do país. Por isso me aguardem, em breve na Copa do Mundo do Leite, Megaleite 2010!

Abraços girolandistas

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Como encerrar uma lactação corretamente

Olá meus estimados girolandistas

Espero que esteja tudo bem com vocês. Falta pouco mais de uma semana para se iniciar a Megaleite 2010. Os preparativos para o envento já estão ocorrendo. O tema da postagem de hoje é sobre o encerramento de lactações dentro do SCL. Observa-se que alguns criadores não informam corretamente (quando informam) o encerramento destas lactações. O procedimento correto é este:

Anotar o nome do animal e o código de SCL do mesmo na "Planilha de Eventos Reprodutivos" informando a data e a causa de encerramento.

Caso o criador não informe o encerramento da lactação desta maneira, o procedimento padrão dentro do SCL é encerrar a lactação com uma data de 15 dias após a última pesagem com a seguinte justificativa "Não consta causa de encerramento", cujo código para cadastro é 09.
Este e outros códigos de encerramento de lactação podem ser encontrados no Regulamento do Serviço de Controle Leiteiro. Apesar do SCL possuir um procedimento padrão para encerrar lactações, sempre se salienta nas postagens a importância de se manter informações fidedignas.
Este é mais um trabalho conjunto que criadores e SCL devem possuir para construir juntos também uma base sólida de dados. Caso não possuam o regulamento ou tenham perdido a tabelas com os códigos, basta entrar em contato conosco que enviamos o material.

Abraços girolandistas

segunda-feira, 7 de junho de 2010

A importância de informar o R.A. corretamente

Olá meus estimados girolandistas
Espero que esteja tudo bem com vocês. Lembrando que as inscrições para a Megaleite 2010 já estão abertas, sendo interessante não deixar para se inscrever na última hora para evitar problemas entre outros transtornos. O tema da postagem de hoje é o Regime Alimentar (R.A.) e a importância de sempre informa-lo nas planilhas de pesagem.
Nota-se que alguns criadores não informam o R.A. e isto pode gerar alguns inconvenientes para o próprio criador. Explica-se que por meio do regime alimentar informado, tem-se um maior controle da eficácia leiteira dos animais nos mais variados sistemas de alimentação. A ausência dele nas planilhas implica um certo transtorno, pois como não há possibilidade de ligar de imediato para todos os associados que participam do SCL, e também lembra-se que quanto mais tempo uma planilha fica parada no SCL gera atrasos, convenientemente adota-se o regime alimentar informado na pesagem anterior.
Isto pode gerar problemas para o criador quando o mesmo for revender os animais. Pois ao adquirir um animal que supostamente produz bem num regime a pasto, nota-se que na verdade ele terá aquela determinada produção no confinamento. Obviamente o comprador desejará tomar satisfações com o vendedor.
Como medida solucionadora o SCL realiza uma conferência destas lactações antes de envia-las, averiguando se é possível determinados animais produzirem no regime informado. Porém é notório que o criador deve manter informações reais e atualizadas de seu rebanho. Pois da mesma forma como o SCL tem um compromisso com os criadores inscritos, os mesmos também possuem um compromisso com o controle leiteiro. Por isso é bom atentar para esta e outras informações que devem ser fidedignas sempre.
Abraços girolandistas

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Você sabia que o RIL é um documento?

Olá meus estimados girolandistas
Espero que esteja tudo bem com todos. Estamos às vésperas da Megaleite 2010, sendo comum neste período alguns atrasos de nossa parte, já que além do serviço normal, temos que lidar com a organização da feira. Pedimos a vossa colaboração em entender este momento pelo qual passamos e que também não deixem para se inscrever no evento nos últimos dias.
O assunto da postagem de hoje é o Relatório Individual de Lactação (RIL). Trata-se do histórico de produção de um animal em um determinado parto. É um documento de suma importância dentro do controle leiteiro, já que por meio dele é que se comprova a lactação do animal. Todo o trabalho de pesagens é para no final da lactação se emitir este relatório e comprovar a eficácia produtiva dos animais.
Com o RIL é possível trabalhar o marketing da genética dos animais, garantindo desta forma um melhor valor de revenda. Por isto se pede, que ao receber o RIL, que o guarde com o devido cuidado e organização. Pois desta maneira conseguir-se-á manter um arquivo pessoal com todo o histórico de produção dos animais.
É interessante jamais enviar o RIL original para inscrever os animais em feiras e leilões. Fazer uma cópia xerox para estes eventos é o mais sensato. Sem o original se perde parte da informação leiteira dos animais. É interessante salientar que é possível solicitar a emisão de uma segunda via para o SCL. Quando se trata de poucos animais é possível enviar estes RIL's novamente, porém quando o criador solicita 30 ou 50 RIL's se torna contraproducente a emissão deste material. Porque é sabido que para emitir o RIL é necessário procurar individualmente cada animal no sistema, anotar o código dos mesmos para depois emitir o documento.
Isto onera o tempo de trabalho dentro do SCL gerando atrasos em outros serviços dentro do setor. Por isto se solicita que os criadores arquivem este documento com o devido cuidado. Nota-se que isto permitirá ao criador ser mais profissional e excelente em seu trabalho. Enquanto isto o SCL poderá agilizar ainda mais o processamento de dados dos rebanhos inscritos. O RIL é um documento tão importante quanto o registro dos animais e arquiva-lo de maneira segura e organizada é a diferença entre só pesar o leite e participar efetivamente do controle leiteiro. Pensem nisto.
Abraços girolandistas