quarta-feira, 2 de junho de 2010

Você sabia que o RIL é um documento?

Olá meus estimados girolandistas
Espero que esteja tudo bem com todos. Estamos às vésperas da Megaleite 2010, sendo comum neste período alguns atrasos de nossa parte, já que além do serviço normal, temos que lidar com a organização da feira. Pedimos a vossa colaboração em entender este momento pelo qual passamos e que também não deixem para se inscrever no evento nos últimos dias.
O assunto da postagem de hoje é o Relatório Individual de Lactação (RIL). Trata-se do histórico de produção de um animal em um determinado parto. É um documento de suma importância dentro do controle leiteiro, já que por meio dele é que se comprova a lactação do animal. Todo o trabalho de pesagens é para no final da lactação se emitir este relatório e comprovar a eficácia produtiva dos animais.
Com o RIL é possível trabalhar o marketing da genética dos animais, garantindo desta forma um melhor valor de revenda. Por isto se pede, que ao receber o RIL, que o guarde com o devido cuidado e organização. Pois desta maneira conseguir-se-á manter um arquivo pessoal com todo o histórico de produção dos animais.
É interessante jamais enviar o RIL original para inscrever os animais em feiras e leilões. Fazer uma cópia xerox para estes eventos é o mais sensato. Sem o original se perde parte da informação leiteira dos animais. É interessante salientar que é possível solicitar a emisão de uma segunda via para o SCL. Quando se trata de poucos animais é possível enviar estes RIL's novamente, porém quando o criador solicita 30 ou 50 RIL's se torna contraproducente a emissão deste material. Porque é sabido que para emitir o RIL é necessário procurar individualmente cada animal no sistema, anotar o código dos mesmos para depois emitir o documento.
Isto onera o tempo de trabalho dentro do SCL gerando atrasos em outros serviços dentro do setor. Por isto se solicita que os criadores arquivem este documento com o devido cuidado. Nota-se que isto permitirá ao criador ser mais profissional e excelente em seu trabalho. Enquanto isto o SCL poderá agilizar ainda mais o processamento de dados dos rebanhos inscritos. O RIL é um documento tão importante quanto o registro dos animais e arquiva-lo de maneira segura e organizada é a diferença entre só pesar o leite e participar efetivamente do controle leiteiro. Pensem nisto.
Abraços girolandistas

2 comentários:

  1. Olá Jean, concordo plenamente sobre a importancia em guardar os RIL dos animais, mas me tira uma duvida, caso seja feita analise do leite de gordura e proteina é possivel sair neste relatorio??? O relatorio da Girolando poderia ser mais completo como a da Mineira não acha??? Pretendo tornar meu controle oficial a partir de outubro e tambem gostaria de saber se vocês vão disponibilizar analise de leite? Se isso terá algum custo?
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ronaldo / Zariff. Realmente é bom sempre arquivar o RIL original. Quanto a sua dúvida, sim. Caso seja feita esta análise há como ela sair no RIL sim. O que deve ser feito é enviar o relalótio do laboratório para nós (ou uma cópia). Jamais se deve informar escrito a mão, pois não consideramos, tem que ser o laudo do laboratório mesmo. Até onde sei, os criadores que desejam ter esta informação têm de pagar a parte. Ou seja, não disponibilizamos este serviço gratuitamente. Quanto à mudança para controle oficial, favor conferir a relação de nossos técnicos credenciados no site (www.girolando.com.br). Caso não tenha alguém próximo, há como contribuir indicando alguém que preecha os requisitos.

    Abraços girolandistas

    ResponderExcluir