terça-feira, 20 de julho de 2010

A maneira correta para inscrever animais no Controle Leiteiro

Olá meus estimados girolandistas

Espero que esteja tudo bem com vocês. A Megaleite 2010 passou e estamos agora reorganizando o escritório. Peço a compreenssão de vocês para eventuais atrasos de nossa equipe. Porém já adianto que o setor de controle leiteiro está em ordem. Parabéns à nossa equipe pela eficiência! O tema da postagem de hoje é como inscrever corretamente os animais no controle leiteiro. Pode parecer inútil descrever isto, porém averigua-se que alguns criadores não seguem o procedimento correto e isto gera a não inscrição dos animais por conta de desencontro de informações.
A maneira correta de inscrever animais no SCL é esta: informar nome de registro do animal, o número deste registro e a data de parto. Apesar de simples, observa-se os seguintes erros: informar apelidos (famoso nome de curral), números particulares da fazenda (que não estão cadastrados no sistema) e a ausência da data de parto.
Para evitar estes erros, primeiramente sempre procure informar o nome de registro do animal, pois com ele ficará mais fácil e ágil encontrar o mesmo no sistema. A regra vale também para o número de registro (RGN, RGD ou RF), se deve evitar usar números particulares a não ser claro que o animal não seja registrado, pois neste caso o controle da fazenda tem de ser feito com o número particular para auxiliar o criador e os funcionários.
Caso o criador não tenha acesso imediato ao nome e número de registro do animal (registro em outra local, animal que foi comprado recentemente), entra o grau de sangue. Se o criador possuir somente o nome ou o registro, se deve informar o grau de sangue junto, pois com o nome (ou número de registro) mais o grau de sangue consegue-se encontrar o animal de maneira mais eficaz do que somente se informar o nome ou somente o número de registro.
Sobre a data de parto, a maneira correta de informa-la é juntamente com a primeira pesagem do animal. O erro mais comum é não informar a data ou informar fora da planilha onde ocorreu e primeira pesagem. Pode-se garantir que o SCL sempre procura a data de parto quando a mesma não se encontra junto da primeira pesagem. Mas para evitar erros e atrasos, e com o intuito de otimizar nosso timing de produção, é interessante informar a data de parto quando ocorrer a primeira pesagem.
Este é um procedimento simples, mas passível de erros, e espera-se que a partir de agora se possa compreender melhor porque seguir o passo-a-passo descrito acima é importante, pois por mais que o controle leiteiro busque a eficência, também precisa-se da ajuda dos criadores inscritos para deixar este setor mais ideal e exemplar se possível. Como sempre é ressaltado, informações claras e precisas garantem agilidade e resultados melhores. Juntos faremos um trabalho mais forte e ideal para todos.

Abraços girolandistas

Nenhum comentário:

Postar um comentário