quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Férias Coletivas Girolando

Olá girolandistas

Espero que esteja tudo bem com todos. Esta é a derradeira postagem de 2010, a última antes das férias coletivas. Como o próprio título afirma, estamos saindo para um pequeno recesso coletivo que vai do dia 16/12/2010 à 17/01/2011. Logo este post é para se despedir momentaneamente, já que voltarei a postar somente ano que vem.
O post passado foi sobre a retrospectiva 2010 e não me recordo se fiz algum conclusão pessoal sobre tudo o que aconteceu. Caso esteja parecendo repetitivo me desculpem. Seria até mesmo hipocrisia de minha parte afirmar que foi um ano tranquilo... porque não foi tão simples.
Este ano foi um desafio e com muitos obstáculos. Desenvolver estes espaços virtuais, auxiliar na execução do workshop e a megaleite 2010 já foram o suficiente para afirmar que não faltaram problemas para solucionar. Some a isto o trabalho rotineiro que temos no escritório e as mudanças que ocorreram no credenciamento e vocês terão um visão ampla do quanto foi difícil realizar tudo.
Difícil foi, mas nada impossível. O stress naturalmente veio, mas nada que não consigamos ter resolvido. Porque com alegria afirmo que NÓS CONSEGUIMOS! E quando digo nós, não falo somente da equipe girolando, mas também de você associado, que esteve conosco em todos estes momentos e vivenciaram o quadro acima.
Pedra por pedra nós derrubamos as barreiras que se ergueram e sei que outras surgirão no horizonte, porém espero poder contar com vocês novamente para superarmos e evoluirmos a cada nova fase. Quero pedir desculpas pelas falhas cometidas e por qualquer inconveniente que possamos ter lhes causado, mas saibam que com estes erros aprendemos. A lição foi tomada.
E novamente quero agradecer a tudo e a todos que me ajudaram este ano. Que apoiaram cada ideia e me permitiram sonhar... me permitiram pôr em prática tudo o que aprendi. Quero agradecer pelo feedback de vocês, que tão amistosamente receberam as novidades que implantei no controle leiteiro este ano.
Já afirmei e repito, que 2011 está aí e com ele novas ideias já pipocam na minha mente (vamos torcer para que tudo dê certo). Quero desejar a todos um ótimo término de ano. Aproveitem as festividades, não se esqueçam da família, que são nossas bases e raízes. E descansem, pois em breve estaremos de volta com um novo ciclo, assim como uma fênix que morre e renasce.
Para aqueles que não sabem, todo início de ano temos uma pequena reunião, um encontro motivacional. Neste ano de 2010 me perguntaram o que eu ofereceria. Pensei um pouco e a resposta veio: Este ano ofereço minha força de vontade e a minha imaginação. E gosto de pensar que consegui este feito, pois sem estes nada do que aconteceu este ano teria ocorrido de maneira satisfatória, ou ao menos teria ocorrido. Sem mais delongas faço meus votos de sucesso, saúde e paz para todos. E que 2011 seja um ano de muita força de vontade, de criatividade e de muito... muito leite!

Abraços girolandistas

P.S: Já estou com saudades...

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Retrospectiva Controle Leiteiro 2010

Olá girolandistas

Este é o penúltimo post do ano, eu queria algo especial e por isso decidi fazer, assim como os canais de TV, uma retrospectiva de tudo o que aconteceu no Serviço de Controle Leiteiro neste ano de 2010. Nossa, parando para olhar aconteceram vários fatos, vamos relembrar.
Desde o ano passado eu venho reorganizando o setor, e felizmente penso que de maneira crescente, ou seja, cada medida e ação nova tem mais peso e importância que a anterior. Este ano eu percebi o quanto eu poderia inovar em algumas ações, principalmente no que tange à internet. Ao olhar atentamente me recordo de como outras empresas lidam com o assunto e procurei aprender com elas.
Também foi imprescindível ouvir os participantes do SCL, logo vocês me ajudaram a dar o primeiro passo. Já que me relataram como o controle leiteiro estava ausente no site da girolando, sendo que nosso trabalho é uma das bases para se tomar decisões dentro do rebanho. Após este brainstorm todo, já em maio, com um projeto em mãos, sentei-me com a superintendência e relatei as minhas ideias. Desde já agradeço Celso Menezes e Leandro de Carvalho pelo apoio e norteio oferecido na época, vamos relembrar o que continha este projeto? Eis os links das postagens:

http://sclgirolando.blogspot.com/2010/08/desvendando-o-site-girolando-parte-1.html
http://sclgirolando.blogspot.com/2010/09/desvendando-o-site-girolando-parte-2.html
http://sclgirolando.blogspot.com/2010/09/desvendando-o-site-girolando-parte-3.html
http://sclgirolando.blogspot.com/2010/09/desvendando-o-site-girolando-parte-4.html

Foi um momento mágico afirmo, me relembro a emoção quando vi tudo pronto no site da forma como idealizei. Quem implementa um projeto sabe do que falo. Após isto veio a Megaleite 2010 a primeira a receber uma cobertura via blogs. Com fotos diferenciadas, mostrando vários aspectos do evento. Foi nesta Megaleite que o animal Barbara se consagrou nova recordita do torneio leiteiro junto com outros animais. Vejamos cada foto de novo:


Tempos depois, em outubro, ocorreu o I Workshop PMGG e Controle Leiteiro. Sonho antigo do Superintendente Leandro, enfim realizado com louvor. Foi um sucesso tanto de organização como de execução. Os participantes puderam perceber a maneira de realizar corretamente a pesagem dos animais e como funciona o PMGG (Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando. Registro novamente meus agradecimentos à ABS, Alta Genetics e Pfizer. Sem o apoio e a recepção dos mesmos este evento não teria o sucesso alcançado. Vejamos a postagenm da época:

http://sclgirolando.blogspot.com/2010/10/o-i-workshop-pmgg-e-encontro-de.html

E por fim, ocorreram alguns posts demonstrando o dia-a-dia do setor de Controle Leiteiro. Relatando nosso trabalho, como nos organizamos além de algumas mudanças e ideias implantadas. Hoje vendo cada uma dessas ideias, me recordo como o setor era,e como ele está agora. Vejamos:

http://sclgirolando.blogspot.com/2010/08/otimizacao-do-arquivo-fisico.html (lembra como eram os armários e como eles estão hoje? Me pego satisfeito ao abrir as gavetas todos os dias)
http://sclgirolando.blogspot.com/2010/10/o-poder-dos-5s-no-servico-de-controle.html (uma pequena amostra dos 5s dentro do SCL, foi incrível perceber e praticar cada etapa)
http://sclgirolando.blogspot.com/2010/11/estatisticamente-comprovado.html (a última seção do site inagurada com todos os números que consegui sobre o controle leiteiro)
http://sclgirolando.blogspot.com/2010/11/enfim-cco.html (as primeiras CCOs já em mão, visando as mudanças amplamente divulgadas para 2011)
http://sclgirolando.blogspot.com/2010/11/criatividade.html (minhas percepções sobre esta incrível característica humana)

Hoje olho tudo isto como lembranças, como um prólogo do trabalho que iniciei desde que adentrei no controle leiteiro. Com um sorriso largo no rosto afirmo minha alegria e satisfação em ter criado e participado de cada momento. Dificuldades surgiram e barreiras se ergueram, porém consegui supera-las. Seria hipocrisia minha dizer que é só isso, pois não o é. Como afirmei uma vez, 2011 se mostra no horizonte e com ele novas ideias e planejamentos pipocam na minha mente. E querem saber? Sigamos em frente, pois com ele vem o novo e a esperança de dias ainda melhores e de ações mais eficientes. Quero encerrar agradecendo especialmente e de coração cada colaborador do DPZ (Departamento de Provas Zootécnicas) onde o controle leiteiro se insere, são eles:

Mirelly, minha fiel colaboradora no controle leiteiro, e que tolera cada ideia minha prestando um enorme apoio técnico e emocional;
Bruno, técnico do PMGG que realiza os treinamentos dos novos técnicos credenciados, além de realizar supervisões nos rebanhos participantes;
Wewerton, também técnico do PMGG que juntamente com o Bruno garante a eficiência e a qualidade de nosso trabalho nos rebanhos participantes;
Marcelo Cembranelli, coordenador do PMGG/Teste de Progênie atuando nas melhorias deste setor;
Leandro, antigo coordenador do PMGG e hoje Superintendente Técnico, que garantiu o apoio necessário a cada mudança necessária.

Abraços girolandistas

Antes que o ano termine...

Olá girolandistas

Inicialmente peço desculpas por não ter postado nada semana passada, porém estava muito atarefado, já que mais um ano vai se encerrando e com ele tenho que fechar algumas pontas do SCL para deixar tudo pronto para nossa volta em 2011. Quero falar um pouco sobre isto. É desta maneira que procuro coordenar o setor, ou seja, todo término de ano, antes das férias coletivas eu realizo uma grande "faxina" no setor. Alguém se lembra dos 5S que postei antes? Pois justamente é isso o que ocorre. Vou descrever o que faço, para servir de dicas para vocês:

  • Nos armários onde arquivo as planilhas, eu retiro os criadores que não mais comunicam pesagens e que talvez serão retirados do quadro de criadores ativos no SCL ano que vem (para estes enviarei uma carta ainda);
  • Nos demais eu jogo fora todo e qualquer papel que não mais tenha utilidade (fax, anotações e afins);
  • Arquivo em caixas devidamente etiquetadas todo e qualquer material que tinha pendência e que a pessoa não mais demonstrou interesse em resolver (credenciamentos, planilhas que não seguem o padrão do controle leiteiro e outros materiais não mais úteis);
  • Também reorganizei algumas gavetas e pastas que estavam ficando bagunçadas e que necessitavam de uma revisão, uma destas é a pasta de credenciamento, que desde o I Workshop tem crescido em número de técnicos, logo precisei criar uma nova pasta e arrumar espaço no meu armário sem comprometer a organização geral;
  • E por fim os arquivos virtuais também merecem uma "faxina", apesar de haver bastante espaço em nossos servidores, julgo de péssimo gosto ficar salvando arquivos que podem ser deletados sem receios. Isto me permite manter uma visualização limpa das pastas virtuais e ganhar espaço nos servidores, evitando desta maneira gastos desncessários como uma possível nova compra de servidor para salvar mais arquivos virtuais.

Estas são, resumidamente, algumas das ações que realizo antes do término do ano no setor de Serviço de Controle Leiteiro. Conforme sempre afirmo para vocês, eu a equipe do SCL sempre procuramos trabalhar de maneira competente, trazendo novidades e inovações regadas com as boas práticas da gestão empresarial. Como aprendi uma vez, competência começa com a vassoura, ou seja, com organização e planejamento. Espero que este post demonstre como trabalhamos por aqui e se possível, que se torne uma dica aplicável para todos que a leem.

Abraços girolandistas


Alguns dos papéis que foram descartados.

Aqui temos uma organização das novas pastas de credenciamento (antes era uma e agora são duas).

Mai detalhes destas novas pasta de credenciamento. Aquela pequena pilha de papel com plásticos ao fundo, são os credenciamentos.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Criatividade

Olá girolandistas

Espero que esteja tudo bem com vocês. O fim de ano se aproximando e com ele as últimas postagens de 2010 antes de sairmos de férias. Dentre os assuntos restantes, havia um post sobre o qual eu não tinha assunto definido. Como o flash de uma ideia, me ocorreu falar sobre a criatividade.
Mas por que sobre criatividade? Inicialmente é bom elaborar outra pergunta, você sabe o que é criatividade? Ela está presente em tudo que nos rodeia. Uma agulha, esta página, suas roupas e tudo o mais que pensar (que foi feito por humanos) foram criativos algum dia, pois era novidade (inovação). Até a natureza é criativa e única, sendo que nem precisamos fazer nada. É uma criatividade natural.
Resolvi falar sobre este assunto porque dentro das empresas modernas há uma necessidade enorme de talentos criativos e inovadores. São estas pessoas que trazem as novidades e as mudanças que lhe garantem a alcunha de criativo. Claro que falo da criatividade benéfica, aquela que busca o benefício mútuo sem ferir ninguém. É aquela que traz as boas ideias que alavancam nossos negócios e que todos querem.
Mas como ser criativo? Infelizmente não existe isto. Uma pessoa não pode ser criativa, pois defendo perpetuamente que todos nascemos com a criatividade, porém uns conseguem acessa-la e outros não. E isto depende muito do estilo pessoal de cada um de nós e do ambiente que nos rodeia.
Não pretendo delongar nisto, mas posso dar dicas de como lidar com este dois itens, ambiente interno (você) e ambiente externo (o mundo ao seu redor):

Com relação ao interno: Não se reprima, não tenha medo de dar alguma ideia (mesmo que tola). O medo está para nós assim como a kriptonita está para o Superman. O que quero dizer é que o medo (de parecer tolo, de passar vergonha, de se mostrar, de mudar...), anula a maior parte das ideias, porque simplesmente fechamos todas as possibilidades e enxergamos somente os prováveis (mas não reais), erros. Riscos existem em todos as esferas de nossas vidas e o maior deles é viver, pois sabemos que da mais variada causa, podemos vir a óbito. Logo, com um risco calculado devemos agir e por em práticas nossas ideias. Até mesmo porque para a maioria dos erros existe uma solução.
Com relação ao externo: Lidar com pessoas sempre traz experiências das mais variadas. Para uma pessoa criativa o mais comum é que ela será tida como um inimigo. E digo isto porque pessoas acomodadas existem em todos os lugares. E quando se fala em mudanças, nem todos concordam, pois simplesmente sairemos de um ponto conhecido para um desconhecido. E como lidar? Eu ainda acredito na força do diálogo. Tente conversar com estas pessoas e explique suas reais motivações e as ideias a serem implantadas. Mesmo que não funcione para todos, pelo menos ficará claro o que deverá ser feito. Já as pessoas que provavelmente irão lhe perseguir (criar chacotas com suas ideias, barrar seus planos...), é necessário ter plena consciência dos seus atos, acreditar nas próprias ideias e nos objetivos das mesmas, e não deixar se levar pelos comentários negativos.

Este é um assunto extenso e há várias obras sobre ele. O que apresentei aqui é o que tenho aprendido e percebido com o passar dos anos. São minhas próprias experiências e relatos pessoais. Para alguns pode parecer familiar, para outros nem tanto. Se me fosse possível falaria por horas sobre meus "causos" e sobre o tema, que muito me fascina. Espero ter contribuído um pouco com este assunto. Se por meio dele alguém se aventurar a pesquisa e aprender mais, minha tarefa está cumprida. Dito isto meus caros(as), sejam criativos!

Abraços girolandistas

P.S.: Um dia ainda lanço um livro sobre o tema, o que acham?

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Enfim, CCO

Olá girolandistas

Espero que esteja tudo bem com vocês. A cada semana o fim de ano se aproxima mais, e com isto também nossas férias coletivas. Quero ressaltar a importância de estar em dia com a associação, para evitar acúmulo de trabalho no início do próximo ano, pois desta forma poderemos melhor atendê-los. O tema da postagem de hoje é uma pequena amostra das primeiras CCOs (Carteira de Controlador Oficial).
Como tenho anunciado desde o I Workshop, todos os nossos técnicos credenciados deverão portar a CCO durante as pesagens de leite. Trata-se de um documento comprobatório da ligação que o técnico presente na propriedade possui com o Serviço de Controle Leiteiro. Esta medida veio para dar maior segurança tanto para os associados, como também para os técnicos. Já que com esta o associado terá a certeza de estar recebendo apoio técnico capacitado, além do controlador poder evidenciar seu vínculo com o SCL.
Aqueles que desde o I Workshop atentaram para os prazos estabelecidos (e claro, eviaram a documentação necessária), receberão em breve sua carteirinha. Para aqueles que ainda não se regularizaram fica o lembrete para entrar em contato conosco e averiguar sua situação. É importante frisar que no início de 2011 todas as pesagens já deverão ser iniciadas na modalidade Oficial, os técnicos com pendências terão alguns inconvenientes para se regularizar nesta época, pois no ínicio de cada ano sempre relatamos que possuímos acúmulo de trabalho por causa das férias coletivas.
Por isso, técnico credenciado, não deixe para a última hora. Entre em contato conosco e providencie sua CCO, como ela seu trabalho ganhará maior visibilidade além de trazer segurança para quem é atendido. Conto também com vocês, associados, para divulgar esta matéria, já que o interesse é mútuo e os benefícios serão conjuntos. Como sempre afirmo, juntos realizaremos um trabalho mais forte e ideal para todos.

Abraços girolandistas

Primeiras CCOs (obviamente protegi a identidade do técnico). Que venham mais!

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Estatisticamente comprovado

Olá girolandistas

Espero que esteja tudo bem com todos. Esta semana foi um pouco complicada para atualizar o blog. Pois com a chegada do fim de mais um ano, estamos com muitas atividades acumuladas para fechar ainda. E no meio de tantos planejamentos e execuções, trago duas novidades. A primeira é o fechamento do primeiro projeto de controle leiteiro para o site da Girolando e as CCOs.
As Carteiras de Controladores Oficiais (CCO) começaram a ficar prontas. Quem seguiu o prazo determinado receberá em breve este documento que trará tanto segurança para o técnico, como também para o associado, que terá a certeza de estar recebendo o serviço de uma pessoa apta para tal. No entanto este é um assunto para outro post. O tema de hoje é sobre estatísticas do controle leiteiro.
Anteriormente eu relatei aqui como foi desenvolver um projeto para o site girolando que abordasse mais o controle leiteiro. Não havia muitas informações no site e a situação era preocupante, pois o que tinha estava desatualizado e errado ainda por cima. Porém hoje fica bastante evidente a presença do SCL no espaço virtual do site. Há um menu muito interessante para quem deseja desvendar mais sobre o controle leiteiro e agregar esta importante ferramenta dentro do rebanho.
Porém de todos os submenus, apenas um ainda estava em branco, era a subseção "Estatísticas do SCL" que permaneceu com um ESTRÉIA EM BREVE por meses. Peço desculpas pela demora, porém ainda não consegui tempo hábil anteriormente, e com a chegada do I Workshop PMGG e Controle Leiteiro é que os planos foram arquivados. No entanto havia garantido para vocês implantar estas últimas informações ainda este ano e nesta semana trago a feliz notícia.
Quem visitar este link:

www.girolando.com.br/site/contleiteiro/estatisticas.php

Conseguirá visualizar algumas informações estatísticas sobre o controle leiteiro. Dentre elas é possível visualizar a quantidade de associadas inscritos no SCL atualmente e também um breve histórico deste valor em outros anos. Também se tornou interessante incluir a quantidade de animais em lactação no momento (lê-se período de três meses), e o total de lactações encerradas anualmente, com divisões por grau de sangue.
Considero que estas informações são de grande valia para estudantes, leigos, profissionais, associados e até mesmo para nós da equipe girolando, já que anteriormente não existia este tipo de mensuração. Aqueles que souberem aproveitar estas informações poderão perceber e planejar melhor quais animais deverão estar em controle leiteiro, trabalhando em sinergia com outros conhecimentos como alimentação e genética (o último gráfico é revelador neste aspecto).
Devo afirmar que é com grande satisfação que trago esta novidade e agora quando alguém desejar saber como anda o controle leiteiro, basta acessar o link acima e desfrutar do conhecimento ofertado. Esta subseção de estatística não é fixa, ou seja, à medida que o tempo for passando vou incluindo novas informações e vocês também podem participar, dando sugestões para pesquisas.
Por hora os deixo com esta novidade e ansioso por comentários, pois o meu objetivo é a excelência e preciso de vocês para tanto, porque como sempre digo, juntos realizaremos um trabalho mais forte e ideal para todos.

Abraços girolandistas

P.S.: No início do post disse "primeiro projeto" para o site. E é verdade, 2011 no horizonte e novos planos em mente. Aguardem as novidades!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Pós Workshop, o que estamos fazendo?

Olá girolandistas!

Espero que esteja tudo bem com todos. Fim de ano se aproximando e junto com eles as festividades. Neste mês ainda teremos a Feileite 2010, onde haverá um espaço nosso com informações e materiais de grife para vender. Venham nos visitar.Infelizmente não estarei presente, porém faço votos de sucesso para todos os envolvidos.
O tema da postagem de hoje nos remete ao nosso I Workshop, anteriormente divulgado aqui (procure nas postagens mais antigas, há belas fotos), mais precisamente sobre o que está acontecendo dentro do setor de Serviço de Controle Leiteiro (SCL) agora. As pricipais mudanças vêm ocorrendo no que tange ao credenciamento do pessoal que participou do evento, como também dos antigos controladores cadastrados. Neste momento tenho procurado fechar as pontas soltas antes que o ano termine, já que a partir de 2011 todas as pesagens terão de ser oficiais, ou seja, realizadas via técnico credenciado.
Por isso venho até este espaço para notificar do que estou precisando, e conto com vocês para divulgar e auxiliar os técnicos credenciados a procurarem o SCL, para confirmar algumas informações. Com vistas de organizar a equipe de controladores, necessito que os mesmos me enviem as seguintes informações:

  • Documentação necessária para emitir o termo de credenciamento;
  • E duas fotos 3x4 para emitir a Carteira de Controlador Oficial (CCO).

Lembrando que para os técnicos já credenciados, necessitarei somente das fotos, que não eram exigência na epoca. A CCO ainda é um mistério e por isso nada mais justo do que desvendá-lo aqui. A partir de 2011 todo técnico credenciado deverá portar a CCO durante as pesagens de leite. Este documento emitido por nós trará segurança tanto para o associado (que terá a certeza de estar recebendo o trabalho de uma pessoa devidamente qualificada para tanto), como também para o técnico credenciado (que poderá comprovar sua ligação com a Girolando como controlador oficial).
No entanto, para emitir a CCO eu necessito, além das fotos, de ter os termos de credenciamento assinados e isto só ocorre quando o técnico me envia a documentação necessária. Caso você tenha alguma dúvida sobre quais documentos são essenciais, visite:

http://www.girolando.com.br/site/contleiteiro/para_se_credenciar.pdf

É importante salientar que estipulei um prazo para o dia 10/11/2010 para o pessoal me enviar as documentações necessárias. Enviei um e-mail para todos que me informaram algum ao se credenciar, explicando esta situação. Logo se você não o recebeu, ou se restou alguma dúvida, favor entrar em contato urgente. Pois como foi dito, mais um ano se conclui e não podemos deixar esta pendência para 2011, porque desta forma o SCL ficará sobrecarregado de trabalho e solicitações e não conseguirá garantir um bom atendimento como temos feito. Como sempre friso, junto realizaremos um trabalho mais forte e ideal para todos. Conto com vocês na divulgação!

Abraços girolandistas

P.S.: Além desta situação, somente após conclui-la é que poderemos trabalhar outras mudanças que também ocorrerão, com vistas de atender todos os associados participantes do SCL e organizar um melhor zoneamento dos técnicos credenciados.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O poder dos 5s no Serviço de Controle Leiteiro

Olá girolandistas

Espero que esteja tudo bem com vocês. Pós workshop e há muito a se fazer. Algumas pessas têm me ligado perguntando como foi a avaliação dos candidatos a controladores oficiais. Em breve traremos o resultado para vocês, mais algumas mudanças que vão ocorrer ainda este ano.
O tema da postagem de hoje é bem administrativo e revela como ocorre a aplicação dos 5s dentro do SCL. Primeiramente um pouco de história, o programa 5s foi desenvolvido por Kaoru Ishikawa em 1950, no Japão pós II guerra. Devido aos enormes problemas em que o país se encontrava, o criativo Ishikawa desenvolveu este método, que nos tempos modernos tem sido implantado dentro das empresas que aspiram uma melhor organização, disciplina e fluência do trabalho, além claro de uma redução de gastos e desperdícios.
Desta forma é possível dizer que os 5s garantem uma melhor competência da empresa e uma qualidade de vida melhor para os funcionários. Mas afinal de contas, quais são os 5s? São eles:

Seiri - DESCARTE: Separar o necessário do desnecessário;
Seiton - ARRUMAÇÃO: Colocar cada coisa em seu devido lugar;
Seisso - LIMPEZA: Limpar e cuidar do ambiente de trabalho;
Seiketsu - SAÚDE: Tornar saudável o ambiente de trabalho;
Shitsuke - DISCIPLINA: Rotinizar e padronizar a aplicação dos "S" anteriores.

Dentro do SCL a equipe vem implantando estes conhecimentos de maneira progressiva, e penso que este é o caminho correto. A cultura dos 5s não ocorre do dia para a noite, ela vem de uma mudança ocorrida dentro da própria pessoa, que busca maneiras mais adequadas de controlar seu trabalho e organizar o setor no qual trabalha. Após isto, torna-se natural efetuar as mudanças necessárias sem que isto possa constranger alguém. Quando a pessoa se dá por si, já está com a alcunha de competente e pró-ativo.
Confesso que aprendi esta cultuta no famoso erro e acerto. Procurando estar sempre de olhos abertos para as oportunidades geradas dentro do setor. O primeiro "S" (Seiri) começou na minha mesa de trabalho. Notei como era incrível a minha capacidade de acumular objetos não muito necessários. Havia o porta canetas (recheado de broches), calendário no formato de vaca, calendário no formato convencional, uma caixinha que lembrava uma caixa de leite Tetra Pak (sem uso algum), cola, porta clipes, conchas (que uma amiga me trouxe de recordação de uma viagem), entre outros apetrechos que realmente tornavam minha mesa mais enfeitada do que escola de samba do Rio de Janeiro.
Corajosamente assumo isto, pois já é passado. Percebi que precisava realmente só do necessário na minha mesa (caso alguém se interesse posto uma foto depois), logo dei uma enxugada geral mantendo um ambiente mais calmo e profissional, porém não menos do que minha cara (porta canetas de lego deixa qualquer mesa profissional e feliz).
O segundo "S" (Seiton), foi o que me motivou a realizar esta postagem. Há tempos mostrei uma reorganização dos armários aqui, deixando-os mais organizados e agradáveis aos olhos. Tudo isto com a ajuda criativa das cores. Porém havia ainda algumas pastas num outro armário, onde arquivo documentos referentes às inscrições no SCL e também do credenciamento. Quando assumi o SCL os arquivos referentes às inscrições foram minha prioridade, porém não tenho fotos desta época. Mas descrevo que era uma pasta A/Z com todos os formulários juntos, numa provável ordem alfabética. Alguns formulários estavam se deteriorando, já que não estavam arquivados com alguma proteção.
Hoje as pastas estão reorganizadas, com divisórias de letras e cada formulário está arquivado numa folha plástica para evitar maiores danos. As fotos vocês conferem no fim deste post. O próximo objetivo foi a pasta de credenciamento e as fotos mostram os maiores detalhes da transição que realizei. De uma simples pasta com elástico não muito organizada para uma pasta sanfona A/Z, onde dignamente posso apresenta-la a quem for aqui dentro da empresa sem me constranger com algum olhar repreensivo.
Os outros três "S" parecem vir juntos com estes dois primeiros. Pois não há como organizar seu ambiente de trabalho e não realizar uma limpeza, que se converte em saúde (tanto física como mental) e acaba se tornando uma disciplina, ou seja, um procedimento automático sempre a ser seguido. Sabe-se que ainda há muito o que fazer dentro do SCL e como venho trazendo até vocês, nossa equipe está empenhada neste objetivo de melhorias e mudanças. Quero registrar meus agradecimentos à toda a equipe do SCL, que unida vem realizando um trabalho mais forte e ideal para todos.

Abraços girolandistas

P.S.: A fonte de onre retirei a descrição dos 5s é: http://www.ipem.sp.gov.br/3emp/5esses.asp?vpro=abe


Antiga organização das pendências do credenciamento. Pode ser ver algum organização, porém ainda não muito ideal!

Realizanda a transição. As pastas sanfonas A/Z são ótimas para organizar e acessar o material de maneira rápida e organizada.

Detalhe das fichas A/Z com cores distintas. Não há erro em misturar letras. Além de um agradável layout.

A pasta de credenciamento completa o combo, pois anteriormente implantei a pasta de RIL e de pendências do SCL, ambas sofriam do mesmo problema, ausência de Seiton.

Estas são as pastas com os formulário de inscrição. Agora há fichas laterais e superiores para facilitar a identificação e arquivamento!

Cada pasta A/Z possui suas divisórias e os formulários estão separados por sacos plásticos individuais para protege-los!

Observem nestas fotos (acima e abaixo) como é mais fácil identificar as pastas onde quer que sejam arquivadas!



Por fim tudo na gaveta, onde rapidamente encontro o que preciso sem gerar atrasos e bagunça!

terça-feira, 19 de outubro de 2010

O I Workshop PMGG e Encontro de Controladores de Leite

Olá meus estimados girolandistas

Espero que esteja tudo bem com todos. Hoje, conforme prometido, apresento como foi o nosso I Workshop PMGG e Encontro de Controladores de Leite. No fim da postagem há algumas fotos e me desculpo por não ter comparecido a todos os lugares e dias, pois foi necessário que eu ficasse na sede organizando material de apoio.
Também saliento que todo comentário aqui inserido reflete tão somente minhas opiniões pessoais a respeito do evento. E que novamente trago a vocês mais uma cobertura diferenciada dos eventos realizados pela Girolando. Para aqueles que não puderam comparecer, aproveitem a postagem.
Nosso I Workshop contou com o apoio de empresas como Alta (que sediou a maioria das palestras), ABS Pecplan (onde ocorreu parte do 2º dia de evento), Embrapa, Pfizer, FAZU e IFET (estes dois últimos ficaram com as aulas e explicações práticas).
Confesso que jamais esperei que este evento tivesse o peso que teve. Não que eu esteja desmerecendo algo, porém ficou evidente como este encontro era aguardado pelos controladores, e também me surpreendi pelas sugestões e ideias que nos foram presenteadas nestes três dias de evento. Foi como um sonho realizado, uma vontade atendida para os técnicos credenciados.
Três dias de evento e absorvi conhecimento suficiente para implantar mais ideias durante mais um ano a frente do Serviço de Controle Leiteiro. Me senti plenamente inspirado a trabalhar mais e tornar possível várias melhorias. Também percebi que a equipe do DPZ (PMGG e SCL) se sentiu motivada e a excelência será nossa marca daqui para frente.
No entanto nem tudo é perfeito, e sei o quanto temos de melhorar para um próximo workshop. É necessário otimizar o planejamento para executar melhor algumas atividades, a fim de evitar contratempos e desencontro de informações.
Como uma análise geral da equipe envolvida na realização deste evento, afirmo que apesar de alguns pequenos problemas, nos saímos bem o suficiente para executar o projeto sem constranger nossos convidados com algum problema gritante.
Como resultado geral deste I Workshop, é como afirmei durante o evento, foi um pontapé inicial para várias mudanças na maneira de fazer controle leiteiro. Ficaram as ideias, expectativas e críticas construtivas para uma evolução, e esta já começou. Começou com o meu aprendizado e também com o da equipe. Agora é trabalhar e implementar aquilo que sempre trago nos meus posts, que juntos faremos um trabalho mais forte e ideal para todos. Também conto com vocês nesta jornada!

Abraços girolandistas

P.S.: Quero registrar meus agradecimentos a todos que de alguma forma colaboraram para a execução do workshop. Vocês são demais! Muito obrigado!

Primeiro dia de evento e sala cheia. Isto foi constância durante o Workshop.

A Alta Brasil sediou a maioria das palestras, nos acolhendo de forma hospitaleira!

Aqui temos parte da equipe DPZ (do segundo para frente), Leandro, Marcelo, Bruno e Wewerton!

Palestra da Alta sobre o surgimento e evolução da empresa.

Este material estava todo dentro da pasta que entregamos para os participantes.

Além de nossa pasta, a Alta também confeccionou seu material de boas vindas.

Continuação da palestra da Alta, neste momento apresentando a importante presença do Girolando nos negócios da empresa.

Provavelmente a foto mais bonita deste post, a fachada da Alta numa manhã clara de nuvens.

Esta escultura fica bem na entrada do prédio. Bastante exótica.

Esta foto é mais para curiosidade. Me pareceu que a estrutura é uma pira olímpica em constante atividade, devido à nuvem no fundo.

Mapa no interior da recepção da Alta. Ele é magnético e cada ficha contém o nome do touro que está na central, muito informativo.

Vista do interior da recepção da Alta. Arquitetura singular aliada ao aconchego para quem visita.

Nosso primeiro milkbreak.

Leandro (Superintendente Técnico) Realizando sua palestra sobre o Programa Girolando.

Marcelo Cembranelli, realizando sua palestra sobre o Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando – PMGG

Wewerton realizando sua palestra sobre o Serviço de Controle Leiteiro da Raça Girolando – SCL, o dia a dia no campo.

Vista do refeitório da Alta, onde tivemos um delicioso almoço. Obrigado!

Bruno Avelar realizando sua palestra sobre os Procedimentos para Execução do Controle Leiteiro.

Outro de nossos milkbreak, ou refrigerantebreak, como brincamos no dia.

Sapatos plásticos utilizados pelos visitantes do Workshop, a utilidade é evitar alguma contaminação no espaço onde se localizam os animais. Interessante!

Ocorreu também uma visita às instalações da Central Alta Genetics, onde Guilherme Marquez nos apresentou alguns animais e seus potenciais genéticos.

Jean Carlos realizando sua palestra sobre o Serviço de Controle Leiteiro da Raça Girolando – SCL, dúvidas inerentes ao kit de inscrição e ao credenciamento.

Ainda durante o primeiro dia a Alta nos brindou com um churrasco de confraternização. Mais uma vez obrigado Alta!

Segundo dia de workshop e sala cheia de novo. Os controladores demonstraram interesse e ansiedade para conhecer e conversar sobre os métodos da Girolando.

Bonés da grife estavam presente para serem vendidos. Tiveram um boa saída!

Mais material de grife. O pessoal clamou por novidades, sugestões anotadas.

Palestra de Marcos Vinícius sobre Avaliações Genéticas, Controle Leiteiro e Coleta de Amostras de Leite.

Palestra de Elizângela Guedes sobre Controle de Carrapatos e Verminoses Bovina – Prejuízos Econômicos e Benefícios do Controle Estratégico.

Tentei fazer uma montagem nesta fotografia e lamento o fato de não poder comparecer aos outros locais, porém ficou a ótima experiência e a vontade de realizar mais um Workshop ano que vem. Vejo vocês lá, até!

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Nosso I Workshop PMGG e Encontro de Controladores de Leite

Olá girolandistas

Primeiramente peço desculpas pela não postagem na semana passada. Passamos por algumas modificações nos servidores e isto me impediu de atualizar este espaço. Porém hoje trago a vocês um assunto que muito me agrada, nosso I Workshop PMGG e Encontro de Controladores de Leite.
Este evento ocorrerá nos dias 14, 15 e 16 deste mês de outubro em espaços como Alta Genetics, ABS Pecplan, FAZU e IFET. Será uma oportunidade ímpar de conhecer as novidades acerca do controle leiteiro e também de reciclar alguns valores e procedimentos adotados dentro das fazendas.
Este evento vem como uma das primeiras oportunidades para o pessoal interessado em se credenciar, como também para os técnicos já credenciados atualizarem-se quanto às mudanças que serão inseridas a partir de 2011. Pois como bem sabemos a partir do próximo ano só serão aceitos controles leiteiros realizados via técnico credenciado.
Desta forma tornou-se imprescindível realizar um evento deste porte, para que seja possível estreitar os laços de comunicação com novos e antigos técnicos, repassando aos mesmos como realizar o controle leiteiro de maneira ideal, e também evidenciar o papel que os controladores terão para nossos associados.
Por isto julgo muito oportuno a vinda de todos os técnicos já credenciados, como também do pessoal que estava aguardando treinamento para se credenciar, já que durante o evento será possível concluir o credenciamento pendente. Por isto, desde já sintam-se convidados a nos visitarem durante estes dias de evento.
Assim como fiz durante a Megaleite 2010, pretendo realizar uma cobertura diferenciada para quem não pode comparecer. É uma das maneiras que encontro para levar um pouco do nosso dia-a-dia, e também de nossas novas ações, para vocês que se interessam tanto pelo Girolando. Abaixo será possível ver nossa programação oficial. Até breve!

Abraços girolandistas




terça-feira, 28 de setembro de 2010

Desvendando o site Girolando - Parte 4 - subseções Finais

Olá meus estimados girolandistas!

Espero que esteja tudo bem com vocês. Inicialmente quero me desculpar pela ausência, porém estávamos passando por algumas mudanças e tive que me ausentar para resolver alguns problemas. Hoje, dando sequência às postagens que abordam o projeto que implementei no site da Girolando. Serão explicadas as subseções Credenciamento e Antenados.
A subseção Credenciamento foi criada para explicar aos interessados qual o procedimento inerente ao credenciamento, detalhando o que o candidato deve enviar para a empresa e como agendar um treinamento prático (que é obrigatório). Há também uma listagem dos técnicos já credenciados, para que o criador possa encontrar um técnico mais próximo para realizar as pesagens do próprio rebanho. Lembro que a partir de 2011 não serão mais aceitas pesagens na modalide Produtor Supervisionado (onde um funcionário ou o próprio criador cuidam das pesagens), logo todos terão de migrar para a modalidade Oficial (onde o técnico credenciado cuidará das pesagens).
Caso não tenha nenhum técnico próximo da região do criador, o mesmo poderá indicar alguém (que preencha os pré requisitos) para se credenciar, tornando desta forma o serviço mais acessível tanto do ponto de vista prático como econômico. Para conhecer mais sobre o credenciamento, basta visitar este link:

http://www.girolando.com.br/site/contleiteiro/credenciamento.php

Nossa derradeira subseção Antenados surgiu de uma maneira inovadora. Quando este projeto foi elaborado tornou-se para mim um desafio utilizar as redes sociais e a própria internet como pontos positivos no trabalho do SCL. Após algumas pesquisas téoricas ficou perceptível que a grandes empresas estavam acolhendo perfis no Twitter e no Blogger para terem um contato mais próximo com seus clientes, otimizando a tomada de decisões dentro da empresa, onde a mudança se fazia necessária, mas ouvindo o que os clientes tinham a dizer. Além do mais me parece que a empresa se torna mais "humana" quando alguém relata numa rede oficial os últimos acontecimentos dentro da empresa.
Após pesar algumas opções ficou decidido que um perfil no Twitter, no Blogger e no MSN seriam suficientes para manter um contato mais prático e acessível aos criadores e demais interessados. Logo eu poderia relatar o trabalho da equipe do SCL e levar ao criador uma nova maneira de perceber o controle leiteiro. E o que tem acontecido? Ora, tenho atingido alguns resultados interessantes e também absorvido uma quantidade enorme de conhecimento que tem se refletido no ambiente de trabalho. Esta é uma das maiores lições sobre o uso consciente da internet e também das redes sociais que pude perceber. Mas não pára por aqui não, ainda tenho alguns projetos virtuais na manga e com o decorrer do tempo vou implantando.
É oportuno lembrar que tive que alterar o endereço de MSN, devido a algumas mudanças administrativas o novo endereço é joliveira@girolando.com.br. É possível notar que trata-se do mesmo endereço de e-mail profissional. Agora é possível falar via MSN não só comigo, mas também com qualquer funcionário da empresa. É ou não é uma revolução? Para desvendar ainda mais a subseção Antenados, visite este link:

http://www.girolando.com.br/site/contleiteiro/antenados.php

Ainda me resta uma última postagem para falar deste projeto, seria na verdade uma conclusão de tudo o que aconteceu e pode acontecer. Semana que vem volto para falar deste desafio.

Abraços girolandistas

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Desvendando o site Girolando - Parte 3 - Subseções já existentes

Olá meus estimados girolandistas

Espero que esteja tudo bem com vocês. Dando sequência às postagens especiais dedicadas à seção de controle leiteiro, que eu desenvolvi, hoje serão abordadas duas subseções que já existiam no site antes do projeto ser implantado. Elas passaram somente por atualizações.
A primeira, Torneio Leiteiro, é uma velha conhecida dos criadores. Todo ano esta seção é atualizada com o novo regulamento e os recordes obtidos durante o torneio realizado na Megaleite. No projeto inicial esta seção não seria modificada, já que trata-se de informações relevantes para o torneio somente. Desta forma a mesma foi remanejada e agora se mantém sempre atualizada, evitando a demora de atualizar os novos recordes. Por isso quem procura informações sobre o torneio leiteiro realizada durante a Megaleite, deve acessar este link:

http://www.girolando.com.br/site/contleiteiro/torneioleiteiro.php

Tratando agora da segunda subseção, Relatório de Lactações Encerradas, pode-se afirmar que a mesma foi a responsável pela criação e implementação do projeto que venho descrevendo aqui. Como narrado anteriormente, foi por meio das solicitações dos criadores em atualizar esta área, que eu percebi todo um diferencial que o SCL poderia proporcionar para quem faz pesagens de leite. Não somente atualizei a subseção como também a reformei.
Explico, antes do meu envolvimento, os arquivos desta área poderiam ser baixados no formato planilha de excel. O que por si só representa um erro e um perigo, já que seria possível alguém editar o material, incluir informações não verdadeiras e vender falsas verdades. Por isso agora o material é todo no formato PDF, bem mais seguro. Relato isto para dar um dica, se alguém lhe mostrar um relatório que não seja no formato PDF, recomendo entrar em contato comigo para averiguar a veracidade das informações ou averiguar na edição correspondente da revista O Girolando. Pois o relatório incluído no site é o mesmo repassado para a revista. Para visualizar os relatórios já inseridos, acessem o link:

http://www.girolando.com.br/site/contleiteiro/controleleiteiro.php

Dito isto relato aqui o quão importante é nos envolvermos com as atividades ora exercidas, pois agir com indiferença não levará a muitos resultados surpreendentes. E saber ouvir também é uma bela característica. Foi ouvindo as orientações de vocês criadores, acerca do descaso ora percebido no site (com relação ao SCL), é que consegui enxergar uma boa oportunidade de me envolver com meu trabalho, evoluí-lo e converter todos os esforços (meu e de minha equipe) em resultados colhidos por vocês. Sei que temos uma longa jornada ainda, mas juntos é que conseguiremos realizar um trabalho forte e ideal para todos. Semana que vem volto com a última parte destas postagens especiais.

Abraços girolandistas

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Desvendando o site Girolando - Parte 2 - Duas subseções

Olá meus estimados girolandistas

Espero que esteja tudo bem com todos. Dando sequência a estas postagens especiais, que abordam a seção de controle leiteiro que eu desenvolvi, sobre o site da Girolando. Hoje será descrito o que há em duas subseções e como usufruir delas.
Anteriormente foi descrito o processo de criação deste espaço e como ocorreu a implementação. Após algumas correções foram criadas seis subseções dentro do controle leiteiro (site). As duas correspondentes a esta postagem são: Como se inscrever e Estatísticas do SCL. Anteriormente se observava que os criadores que procuravam se inscrever no controle leiteiro não possuíam muita instrução sobre o assunto. Geralmente, pelo método boca-a-boca, as pessoas iam conhecendo o controle leiteiro, porém com algumas informações desencontradas. Por isso a primeira subseção a ser criada deveria ser um informativo de como proceder a inscrição, qual o material que será enviado e como preenchê-lo.
Ainda hoje é observável que alguns criadores desconhecem as oportunidades que o controle leiteiro gera, no entanto este é um quadro que parece estar mudando. Porque hoje é perceptível que o pessoal que procura o SCL quer se profissionalizar, ou seja, não querem somente registrar gado, mas sim trabalhar genética e marketing no intuito de otimizar lucros e alavancar os negócios da propriedade. Parabenizo e felicito tais, pois é imprescindível sair da sombra da mesmice e batalhar por uma melhora com as próprias mãos nos dias de hoje.
Por isso desde já fica registrado aqui que qualquer pessoa que deseja se inscrever, ou que tenha recebido o kit de inscrição, mas não sabe como preenchê-lo, deve visitar este link:

http://www.girolando.com.br/site/contleiteiro/seinscrever.php

Julga-se interessante divulgar esta postagem, pois por meio dela o controle leiteiro será divulgado de maneira eficiente, logo os criadores saberão como proceder a inscrição evitando desencontro de informações.
Agora tratando-se da segunda subseção hoje descrita, Estatísticas do SCL. Infelizmente este espaço ainda não foi devidamente criado. Explico, a ideia no projeto inicial é fornecer informações estatísticas inerentes ao controle leiteiro. Tratam-se de números como por exemplo, número de animais em lactação, quantidade de criadores ativos no SCL, qual modalidade de plano de controle possui mais adeptos. Enfim, fornecer um histórico anual demonstrando e evolução do controle leiteiro. Tais dados também servirão para pesquisas de interessados, logo o objetivo desta área seria mais investigativo, pesquisador. Ainda não levantei os dados para tanto, porém já planejo divulga-los ainda este ano.
Estas são as duas primeiras subseções dentro do espaço de controle leiteiro do site. Uma bastante instrutiva e explicativa, já a outra futuramente lógica e estatística. O interessante desde a criação e implementação deste projeto é perceber a recepção das pessoas. E novamente registro meus mais sinceros agradecimentos pelo apoio e instrução. Tudo isto foi desenvolvido com vistas a dar uma resposta às necessidades dos participantes do SCL, de inovar e até revolucionar. Se alguém já sentiu que consegui isto, me dou por satisfeito. Na próxima semana volto com mais informações sobre o site.

Abraços girolandistas

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Desvendando o site Girolando - Parte 1 - A criação

Olá meus estimados girolandistas

Espero que esteja tudo bem com todos. O assunto da postagem de hoje é sobre o site da Associação Girolando, em específico a seção de Controle Leiteiro recém criada para o site. Há algum tempo alguns criadores me cobravam a falta de atualizações na devida seção. E confesso que na época desconhecia a existência da mesma, já que não me repassaram esta coordenada quando assumi a responsabilidade pela área administrativa do setor.
Pode soar fajuto relatar isto, porém a lição desta postagem é sobre aprender com os erros e sempre ter iniciativa para corrigir tais, mesmo que nem sempre você seja o responsável direto por eles. Após esta cobrança por parte dos criadores foi feita uma averiguação completa da presença do controle leiteiro dentro do site. Quem acessa há algum tempo deve se lembrar que na época só existiam as seguintes opções: e-mail para contato e o relatório de lactações encerradas (desatualizado). Confesso que foi um espanto constatar isto, no entanto também foi uma oportunidade para mudar e evoluir o trabalho do controle leiteiro, e para melhor. Pois agora era minha a responsabilidade em administrar o setor.
Feita a averiguação era o momento de repensar alguns conceitos, traçar novas estratégias e criativamente elaborar as ideias a serem implantadas. Foi um trabalho simples, no entanto também teve sua dose de dificuldade, já que era necessário elaborar um projeto completo demonstrando as falhas, o que poderia mudar, quais informações eram mais vitais de se expor, as inovações e objetivos de todo este projeto. Além claro de todos os textos (de minha autoria) que deveríam ser inseridos no site.
Com o projeto pronto, era o momento de leva-lo à apreciação da superintendência e com louvor (e também com as devidas correções) o mesmo foi aprovado. Após algumas semanas a seção estava criada e operante. Hoje, por meio deste projeto, é que temos este blog informativo, o twitter para mensagens rápidas e o MSN, famigerado em alguns ambientes de trabalho, porém profissionalmente utilizado por mim para os criadores terem mais comodidade e economia ao entrar em contato com SCL.
Como dito no início, esta postagem era para demonstrar o tanto que podemos aprender com o erro, mesmo que não seja diretamente seu (neste caso era inerente ao setor). E que geralmente temos a decisão entre se omitir ou inovar. Mas esta postagem também se torna um relato histórico, demonstrando como era o SCL antes e como ele está hoje, julgo importante se conhecer isto, pois confirma o que venho dizendo há algum tempo, que a nossa equipe sempre está disposta a prestar todo o auxílio necessário para os criadores inscritos no controle leiteiro. Para que tais criadores possam ter todo o respaldo e soluções suficientes. Para encerrar quero deixar registrado meus agradecimentos a todos que tornaram possível este projeto. Primeiramente aos criadores de Girolando que me alertaram sobre esta falha; à Mirelly Dias, Leandro Carvalho e Celso Menezes, pois sem eles não existiríam condições para estas ideias eclodirem; e também à equipe que presta apoio ao nosso site, Seinet, por brilhantemente tornar real aquilo que desenhei nos papéis. No mais convido você a conhecer este projeto e também a participar, opiniar, enfim... fazer parte desta grande família que é o Controle Leiteiro!

Abraços girolandistas

P.S.: Este assunto está divido em partes, na próxima adentraremos em assuntos técnicos dentro deste projeto!

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Otimização do arquivo físico

Olá meus estimados girolandistas

Espero que esteja tudo bem com todos. A postagem de hoje é também especial, não tratará de dúvidas ou erros comuns sobre o controle leiteiro. Há algum tempo é anunciado no twitter uma mudança dentro do SCL envolvendo as cores. E hoje é dia de postar esta mudança.
As primeiras fotos abaixo mostram como outrora era a organização de nosso arquivo físico. Como é notável, há uma certa desordem das janelinhas de cada pasta e também algumas se mostram muito cheias. Apesar da ordem ser alfabética, fica evidente como às vezes as pastas podem se misturar, e também que o layout destes arquivos não está agradável aos olhos.
Uma dos aprendizados dentro dos cursos de administração evidencia que a qualidade de um trabalho começa com a vassoura, ou seja, a qualidade de uma atividade pode ser medida pelo nível de organização e higiene que as pessoas do setor possuem.
Sempre demonstrei alguma inquietação com o SCL, e isto se traduz em sempre buscar novas e melhores maneiras de melhorar o setor, buscar inovações. Num certo dia afirmei gostar de planejamento adminsitrativo e algumas pessoas estranham isto.
Mas na verdade o que quero dizer com esta postagem de hoje é que a equipe do controle leiteiro sempre procurará trabalhar de maneira eficiente, buscando ferramentas e ações que de maneira ousada possam alavancar o setor e otimizar nosso trabalho. Esta ideia conjunta (criada por mim e pela minha fiel colaboradora Mirelly) é uma das pequenas ações que já foram implantadas e nos permite ter maior controle de informações, além de organização suficiente para agilizar as respostas que os criadores sempre pedem.
Quero que esta postagem se torne um exemplo a ser seguido por todos aqueles que aspiram melhor organização e eficiência dentro do ambiente de trabalho. Que possamos sair da sombra da ignorância e do comodismo para mudar, evoluir e para melhor, sempre.

Abraços girolandistas

Estas fotos acima demonstram como era a organização de nosso arquivo físico.

Estas são as folhas coloridas utilizadas na troca das janelinhas





E agora como ficou depois da mudança. Espero que tenham apreciado!